Planilha para Cálculo de Fôrmas para Concreto grátis
Estou disponibilizando uma planilha grátis para você baixar e fazer o cálculo das fôrmas de concreto para construção, ou seja, a caixaria usada para fazer a concretagem.
Além da madeira, que pode ser reutilizada várias vezes, tem sido difundido, ultimamente, o uso de fôrmas metálicas e mistas, combinando elementos de madeira com peças metálicas, plásticos, papelão e pré-moldados.
Além de modelar e dar o formato a qualquer peça em concreto, as fôrmas são responsáveis por atender a várias exigências não menos importantes:
• Garantir a geometria (dimensões e formatos);
• Garantir o posicionamento das peças (junto com o cimbramento permite a locação exata no espaço de todas as peças estruturais);
• Manter a conformação do concreto fresco;
• Permitir a obtenção de superfícies especificadas (concreto aparente, a ser revestido, texturado etc.);
• Possibilitar o posicionamento de outros elementos nas peças (furos de passagem, inserts, elementos de instalações elétricas e hidráulicas, espaçadores, a própria armadura etc.);
• Proteger o concreto novo (devido à fragilidade do concreto novo, as fôrmas o protegem contra impactos acidentais bem como contra variações bruscas da temperatura ambiente);
• Evitar a fuga de finos (as fôrmas devem ser estanques, evitando perdas de argamassa ou nata de cimento);
• Limitar a perda de água do concreto fresco (mantendo a quantidade de água necessária para a hidratação do cimento).
A grande importância das fôrmas é evidente, porém, por se tratar de um elemento provisório, que não fica incorporado ao produto final (o imóvel), as fôrmas muitas vezes não recebem a atenção necessária.
O cálculo das formas de concreto também é necessário para determinar as dimensões das formas, incluindo espessura, largura e altura, para calcular a quantidade de madeira ou outro material necessário para construir e pode ajudar a identificar possíveis problemas de projeto antes da construção, o que pode economizar tempo e dinheiro.
Veja também:
Etapas envolvidas:
1 - Identificação das cargas: as cargas que a estrutura de concreto deve suportar, incluindo cargas de projeto, cargas de construção e cargas ambientais, devem ser identificadas e consideradas no cálculo.
2 - Escolha do tipo de forma: elas podem ser feitas de madeira, aço, plástico ou outros materiais. O tipo de forma a ser usado deve ser selecionado com base nas cargas previstas e nas condições ambientais.
3 - Cálculo das dimensões: incluindo espessura, largura e altura, devem ser calculadas com base nas cargas previstas e no tipo de forma selecionado.
4 - Cálculo da quantidade de material: a quantidade de madeira ou outro material necessário para construir as formas deve ser calculada com base nas dimensões das formas e no tipo de forma selecionado.
5 - Verificação de projeto: para garantir que atendam aos requisitos de projeto e sejam seguras e capazes de suportar as cargas previstas.
Então, estou disponibilizando uma planilha gratuita para o cálculo das fôrmas de concreto para que você garanta as dimensões corretas, os formatos, a posição na estrutura, proteção da concretagem e muito mais.
Para baixar a planilha, ACESSE ESSE LINK.
Desejo receber todas planilha editável...o que Faso?
ResponderExcluir