CURA DO CONCRETO: saiba porque é preciso molhar
Você já deve ter visto em algumas obras que o pedreiro após finalizar a concretagem da laje, da viga ou do contrapiso, ele continua mantendo ele molhado por algum tempo.
Isso é feito para acontecer o processo chamado de CURA DO CONCRETO.
O concreto para adquirir as propriedades para as quais foi especificado, precisa ter boa dosagem, boa aplicação e excelente cura.
A cura é um conjunto de medidas tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada na dosagem do concreto aplicado. O cimento necessita da água para promover a sua hidratação.
Se não houver uma perfeita hidratação do cimento, vai ocorrer perda de resistência, pois parte do cimento vai ficar anidro.
Se acontecer tal fato, com a evaporação prematura da água, teremos um concreto com maior retração que irá ocasionar fissuras e trincas, e com a resistência mecânica afetada e com menor proteção aos ataques de agentes externos diminuindo a sua durabilidade.
Veja também:
Para termos um produto de qualidade é incontestável que a cura do concreto é imprescindível. No vídeo abaixo, o engenheiro explica melhor porque é tão importante fazer a cura do concreto. Assista até o fim!
Sem cura não há cura!
ResponderExcluirGOSTEI MUITO BE EXPLICADO SEM CURA NAÕ TEM CURA.
ResponderExcluirBem explicado. Quanto tempo de cura para uma viga baldrame de 8,00 m destinada a suportar um muro de 3 m em alvenaria estrutural?
ResponderExcluir