Inicio » , , , » Qual o MELHOR porcelanato para sua casa - Dicas para fazer a escolha!

Qual o MELHOR porcelanato para sua casa - Dicas para fazer a escolha!

escolha do porcelanato para casa

Se você está em dúvida sobre qual o melhor porcelanato para colocar na sua casa, essa é a hora de esclarecer algumas dúvidas e decidir de uma vez por todas.

Trago várias dicas sobre as principais tendências dos porcelanatos no momento, o que os fabricantes estão lançando e o que os profissionais estão especificando em termos de dimensões, formatos, alternativas de uso e acabamentos. 

O objetivo é contribuir para você tomar a melhor decisão neste importante momento de reforma ou construção.

Dicas para escolher o porcelanato


1- Dimensão

A cada dia os porcelanatos ganham novos tamanhos no mercado, devido ao avanço da tecnologia. Para se ter uma ideia, na Europa já existem pisos com tamanho de 1,80 metros de largura por 3,60 metros de altura, no entanto, no Brasil os mais utilizados e mais comuns são os de 60x60 e 80x80 centímetros.


piso porcelanato de dimensão 60x60

Então, se você procura pisos porcelanatos de tamanho muito grandes, você deve levar em conta o tamanho do cômodo em que ele será assentado, ou seja, se você optar por colocar um piso muito grande em um cômodo pequeno, ele terá muitos recortes, resultando em um gasto desnecessário e o acabamento não tão perfeito.

2- Formatos


O formato quadrado dos pisos porcelanatos ainda são os mais tradicionais, que foi de onde veio os pisos cerâmicos e continuam até hoje sendo muito utilizados. Porém, os pisos retangulares já começam a ganhar o gosto das pessoas pelo mundo inteiro, incluindo os brasileiros.
Recomendo que leia: assentar piso na vertical ou horizontal.


piso porcelanato retangular e quadrado

3- Alternativas de uso


Os porcelanatos não estão limitados a serem colocados apenas no chão, podem ser utilizados como revestimentos de paredes externas, banheiros, cozinhas ou onde o cliente achar que tem a necessidade de coloca-lo.

Existem profissionais azulejistas que colocam o piso no chão do banheiro e sobem o mesmo piso pelas paredes. Também já surgem no mercado bancadas, pias de banheiro, cubas, detalhes decorativos e outros feitos com esse material.
Leia: como fazer nicho de porcelanato.


pia cuba de piso porcelanato

4- Acabamento


Os pisos porcelanatos podem ser polidos (brilhoso) ou acetinados (fosco). Os polidos, em sua grande maioria, remetem a pedras naturais, ou seja, são peças que são chamadas de marmorizadas, pois replicam a pedra natural de mármore.

Então, você se pergunta: qual devo utilizar na minha casa, polido ou acetinado?
Isso depende muito do gosto do cliente, mas leve em conta que os polidos arranham mais fáceis e aparecem melhor a sujeira, mas são muito bonitos quando assentados em um ambiente, dando um aspecto de sofisticação.
Caso tenha interesse nesse tipo de piso e queira saber mais, leia: vantagens do porcelanato polido.


piso porcelanato polido

O acetinado, sem brilho, não arranha tão fácil ou não aparece tão bem os arranhões e sujeira (dependendo da cor), mas também não se destacam tanto quanto o polido. A tendência desses é replicar uma espécie de piso de indústria, parecendo cimento queimado, concreto, aço envelhecido e outros.


piso porcelanato acetinado fosco

Outro tipo que está dominando o mercado é porcelanato amadeirado, ou seja, que imita a madeira. Normalmente você encontra as peças em formato de réguas como se fossem tábuas de madeira, com texturas e detalhes muito parecidos.


piso porcelanato amadeirado

Conclusão
Independente da dimensão, formato, uso ou acabamento, quem decide qual piso escolher é você. Cada pessoa tem um gosto diferente e pode se agradar com peças que outras pessoas não se agradam tanto. Por isso eu trouxe essas dicas pensando em dar uma esclarecida em alguns pontos e guiar você no caminho certo durante a escolha desse item.

Se gostou dessa matéria não esqueça de curtir logo abaixo e recomendar para quem você acha que está precisando esclarecer essas dúvidas.
Texto baseado em um vídeo do canal: "Ulishop TV" por Fabio Uliana


0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial