Como fazer CUBA de madeira rústica para banheiro e cozinha


como fazer cuba madeira rustica banheiro cozinha

Se tem uma coisa que dá um charme especial para a cozinha, banheiro ou área de lazer é uma cuba bem trabalhada ou bem esculpida. Então, para isso, uma cuba rústica de madeira é uma ideia bem bacana para adicionar nesses ambientes.

Agora, já pensou em fazer um item desse em casa? Não é tão difícil de fazer e eu posso provar com o passo-a-passo que trago logo abaixo.

Passo-a-passo para fazer cuba de madeira

1 - Tudo começa com a escolha do tronco de árvore que você irá usar. Procure por um tronco que não esteja podre, com buracos, troncos muito frágeis ou danificados pela ação do tempo.

2 - Corte um pedaço do tronco e é esse pedaço que você irá esculpir e transformar na cuba que será usada na cozinha, banheiro, lavatório, etc.
Dica: se você quer fazer uma cuba redonda, corte um pedaço da parte de cima do tronco, pois ele já é arredondado. Agora se quer uma quadrada, você pode rachar o pedaço do tronco no meio e usar esse pedaço para esculpir.

cuba madeira tronco


3 - Faça a marcação no tronco cortado com um lápis do formato que você quer que seja a cuba.

4 - Hora de começar a esculpir a peça. Com uma motosserra, comece a cortar no formato que você definiu com a marcação do lápis. Use a motosserra com cuidado, tirando lascas da madeira ao poucos para não quebrar a peça.

5 - Feito isso, faça alguns cortes profundos em vários sentido no interior da peça que é onde será o local que cairá a água na cuba.

esculpindo cuba madeira rustica

6 - Após os cortes feitos, remova os pedaços de madeira usando um formão e um martelo. Finalize o acabamento do interior lixando manualmente com a lixa ou use uma lixadeira elétrica se tiver.

7 - Aproveite a use a lixadeira para lixar a parte externa também, dando um acabamento bem bacana.

8 - Na centro da parte de baixo, você precisará deixar plano e não abaloado, pois onde a cuba será assentada, ela tem que ficar firme e não balançando de um lado para o outro.

9 - Marque o centro da parte de dentro da cuba para fazer o furo onde escoará a água para o encanamento de esgoto. Esse furo redondo pode ser feito com uma serra copo, mas atenção ao diâmetro do furo em relação a válvula de escoamento (peça que será engatada no sifão).

10 - Finalize tudo que precisa ser lixado.

11 - Para a pintura use um produto chamado de Resina Epóxi. Esse produto dará uma cor bem legal à cuba, com aspecto rústico e também evitará a penetração da água na madeira.


Está pronta a sua cuba rústica de madeira feita com tronco de árvore. Agora coloque em prática e dê um aspecto bonito a qualquer ambiente da sua casa.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!