6 Tipos de Cubas de Banheiro para você escolher!


Tipos de Cubas de Banheiro

As cubas de banheiro são um elemento essencial em qualquer projeto de banheiro. Elas não só adicionam um elemento funcional, permitindo que você lave as mãos e o rosto, mas também podem adicionar um elemento de design ao seu banheiro.

Existem muitos tipos diferentes de cubas de banheiro disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens e é sobre isso que iremos falar nessa matéria, para que possa decidir e escolher qual a certa para o seu banheiro.

Cuba de pia de pedestal

Cuba de pia de pedestal

Uma cuba de pia de pedestal é uma das opções mais clássicas e mais antigas para o banheiros. Eram muito usadas antigamente e você já deve ter visto na casa de uma tia ou avó.

Como o nome sugere, essa cuba é composta por uma pia que se assenta em cima de um pedestal, criando um visual elegante e minimalista. Elas geralmente são feitas de porcelana e vêm em uma variedade de tamanhos e formas.

Vantagens

Uma das principais vantagens de uma cuba de pia de pedestal é que ela ocupa muito pouco espaço no banheiro, tornando-a ideal para banheiros menores ou para aqueles que desejam maximizar o espaço disponível. 

Elas também são relativamente fáceis de instalar, já que você só precisa de um ponto de água e um ponto de esgoto para acomodá-las.

Desvantagens

No entanto, uma desvantagem de uma cuba de pia de pedestal é que ela geralmente não tem muito espaço para armazenamento, pois algumas não tem gavetas, o que pode ser um problema para aqueles que precisam de um lugar para guardar seus produtos de higiene pessoal.

Além disso, o pedestal pode ser difícil de limpar, já que a água e a sujeira tendem a se acumular ao redor da base. 

Cuba de embutir ou embutida

Cuba de embutir ou embutida

Uma cuba de embutir é instalada na bancada do banheiro, deixando apenas a borda da cuba visível, o resto fica na parte interna do balcão, sendo um modelo bastante sofisticado, chique, moderno e inovador.

Essas cubas são disponíveis em uma variedade de materiais, incluindo porcelana, vidro, pedra e metal, e podem ser encontradas em uma ampla variedade de tamanhos e formas.

Vantagens

Uma das principais vantagens de uma cuba de embutir é que ela é muito fácil de limpar, já que não há espaço entre a cuba e a bancada. Portanto, basta limpar a parte interna onde está em contato constante com a água.

Além disso, elas geralmente oferecem mais espaço de armazenamento abaixo da bancada, o que é uma vantagem para aqueles que precisam de espaço extra para seus produtos de higiene pessoal.

Desvantagens

No entanto, as cubas de embutir podem ser mais difíceis de instalar do que outras opções, já que a bancada deve ser cortada para que a sua instalação seja feita dentro do balcão.

Sem contar que, as cubas de embutir podem ser mais suscetíveis a rachaduras e danos se a bancada não for adequadamente reforçada. Por isso, precisam de um cuidado maior depois de instaladas.

Cuba de apoio ou apoiada

Cuba de apoio ou apoiada

Uma cuba de apoio, como o próprio nome já diz, fica assentada em cima do balcão do banheiro, ou seja, fica apoiada em cima do balcão e tem apenas o furo no meio para escoar a água.

Elas são umas das cubas mais usadas e populares nos dias de hoje, porque conferem muita beleza, modernidade e estilo ao banheiro em que foram instaladas.

Vantagens

Uma das principais vantagens de uma cuba de apoio é que ela adiciona um elemento de design ao banheiro, criando uma aparência única e moderna como foi falado anteriormente.

Elas também são fáceis de limpar, já que o acesso a todos os componentes dela ficam bem amostra.

Desvantagens

Uma desvantagem desse modelo é que ela pode ser mais cara do que outras opções de cubas de banheiro. Isso se deve provavelmente ao seu toque de sofisticação e a grande procura no mercado.

Além disso, as cubas de apoio podem ser mais difíceis de instalar, já que a bancada deve ser cortada de acordo com a sua necessidade para a passagem do encanamento de escoamento da água e de entrada da água da torneira.

Cuba de sobrepor

Cuba de sobrepor

Uma cuba de sobrepor é uma cuba que é instalada diretamente na parte superior da bancada do banheiro, com a borda sobressaindo um pouco da bancada, ou seja, ela é uma mistura do modelo de embutir com as de apoio.

O diferencial delas é que parte fica para dentro do balcão e uma parte fica apoiada em cima da bancada, deixando uma borda bem visível que dará a sua sustentação.

Vantagens

Uma das principais vantagens de uma cuba de sobrepor é que ela é muito fácil de instalar, já que basta apoia-la em cima do balcão e fazer a fixação da tonteira e o sifão na parte de baixo dela. 

Ela também é bastante fácil de ser substituída caso ocorra uma quebra, saia uma lasca, apareça manchas ou qualquer outro fator que esteja desagradando o morador.

Desvantagens

Uma desvantagem da cuba de sobrepor é que ela pode ser mais difícil de limpar do que outras opções, já que a borda pode acumular sujeira e detritos embaixo ao longo do tempo, sendo necessário levanta-la ás vezes.

Cuba de semi-encaixe

Cuba de semi-encaixe

Uma cuba de semi-encaixe é um modelo que fica parcialmente embutida na bancada do banheiro, ou seja, a borda fica para fora da bancada, enquanto o resto da cuba fica embutido e apoiado no balcão. 

Vantagens

São um modelo bem elegante e ideais para banheiros pequenos que não possibilitam ter um balcão tão grande e largo.

Além disso, podem ser uma escolha ideal para banheiros pequenos porque alguns modelos possibilitam a instalação da torneira direto na parte superior da peça.

Desvantagens

Como a parte frontal fica para fora da bancada, pode respingar ou derramar água no chão com mais facilidade durante o uso.

Outra desvantagem é que como uma parte da cuba fica para fora do balcão e normalmente elas são feitas de materiais um pouco frágeis, deve se ter um cuidado maior e atenção com batidas.

Cuba esculpida

Cuba esculpida

A cuba esculpida é um dos modelos mais usados nos banheiros ultimamente e se você está indeciso sobre qual modelo escolher, essa também pode ser uma ótima opção, pois ela é esculpida a partir de uma única peça de pedra, geralmente mármore, granito ou porcelanato. 


Elas ficam muito bonitas ao serem instaladas no banheiro porque são esculpidas com o mesmo material que é feita a bancada, parecendo uma peça única instalada sobre o balcão.

Vantagens

Como são feitas sob medida, todo o encaixe é perfeito, não deixando vãos para o acumulo de sujeira e adiciona um elemento de design sofisticado e luxuoso ao banheiro. 

Além disso, elas são extremamente duráveis e resistentes a manchas e arranhões (se tomados os devidos cuidados).

Desvantagens

Ela pode ser bem mais cara do que outras opções, pois você precisa contratar um profissional que faça cuba esculpida de banheiro, deixando o produto com um alto custo, comparado com os outros modelos.


Além disso, se tornam caras também porque precisam que o profissional vá até o local para fazer a instalação correta da peça esculpida em mármore, porcelanato, pedra, resina ou cimento.

Portanto, ao escolher uma cuba de banheiro ideal, seja ela barata ou cara, grande ou pequena, embutida ou não, é importante considerar o tamanho e layout do banheiro em si, levando em consideração o gosto do morador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata