Como passar Fios (cabos) em conduíte amassado!


FIAÇÃO conduíte amassado

Aprenda como passar os cabos elétricos dentro do conduíte amassado ou obstruído com sujeira, acompanhando o passo a passo da explicação dessa matéria.

Isso pode acontecer quando um pedreiro distraído pisa em cima do cano ou até mesmo pelo descuido na hora da construção da caixaria que pode acabar amassando as mangueiras corrugadas ou obstruindo com restos de obra.

Portanto, passar fios elétricos através de conduítes amassados ou entupidos pode ser uma tarefa extremamente difícil e frustrante, pois eles são projetados para proteger e rotear os cabos de forma segura e organizada, mas quando estão danificados, isso pode se tornar um problema.

Quando a mangueira corrugada está amassada, as paredes internas podem ficar espremidas, o que reduz o espaço disponível para passar os fios. Isso pode tornar quase impossível alimentar novos fios através do seu interior. Da mesma forma, se estiver entupido com sujeira, detritos ou outros materiais, isso também pode dificultar a passagem dos fios.

Além disso, os fios elétricos podem ficar presos em qualquer lugar ao longo do conduíte, o que pode danificá-los ou impedir que eles passem completamente até o local da conexão.

Como passar os fios?

Vamos dizer que você queira passar 6 cabos juntos pelo encanamento que está obstruído. O maior erro aqui é querer amarrar todos os 6 ao mesmo tempo, um ao lado do outro. Então faça o seguinte:

1 - Pegue o fio guia que deve estar passado dentro do conduíte. Caso ainda não tenha lá dentro, é preciso passa-lo primeiro.

2 - Agora que já passou guia, pegue a ponta do primeiro fio elétrico e amarre com fita isolante no guia. 

3 - O segundo fio você irá amarrar na lateral do primeiro fio, um pouco mais para baixo.

4 - O terceiro cabo é preso na lateral do segundo cabo e assim sucessivamente até prender todos os fios elétricos que você deseja passar pelo conduíte.

Dessa forma, a ponta não ficará tão grossa e facilitará bastante a passagem. Além disso, como a bitola da fiação amarrada irá engrossar aos poucos, irá alargando o caminho por dentro do cano.

5 - Agora, basta puxar o guia na outra ponta do conduíte e seu problema estará resolvido. Ele passará para o outro lado com muito mais facilidade.

Veja também: 
Caso ainda não tenha entendido o processo, acompanhe o vídeo abaixo onde o pedreiro mostra todo o processo na prática direto na obra.

Comentários

  1. Parabéns por repassarem teus conhecimentos , homens de carater e de bom coração são coko vcs .ensinam sem esperarem nafa em troca.fiquem vom Deus vcs e tua família.

    ResponderExcluir
  2. Contratei um pedreiro que fez isso de proposito. Mas Deus sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do vídeo ... parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!