Gancho de Sapatas para cima ou para baixo?


Ferragem sapata construção

Ao construir uma fundação de concreto para uma edificação, é essencial garantir que a armadura esteja devidamente fixada e posicionada para suportar o peso e as tensões da estrutura. E, para isso, é comum utilizar sapatas com ganchos para prender as barras de aço. 

No entanto, há dúvidas em relação à orientação correta dos ganchos das armaduras: eles devem ser voltados para cima ou para baixo? Essa questão pode parecer simples, mas a escolha errada pode comprometer a resistência e a segurança da fundação. 

Nesta matéria, vamos esclarecer essa dúvida e explicar qual é a melhor forma de utilizar os ganchos das sapatas das fundações das construções.

Função da armadura e sapata

A armadura, é o componente estrutural de uma estrutura de concreto armado, formado pela associação de diversas peças de aço e sua função principal é ajudar o concreto a resistir às diferentes solicitações, principalmente as de tração.

A sapata é uma fundação direta, geralmente de concreto armado, com a forma aproximada de uma placa sobre a qual se apoiam colunas, pilares ou mesmo paredes. Ela pode ser corrida ou isolada.

Uma fundação deve transferir e distribuir seguramente as ações da superestrutura ao solo, de modo que não cause recalques diferenciais prejudiciais ao sistema estrutural nem a própria ruptura do solo. 


Posição da ferragem da sapata

Agora chegamos na parte mais importante e que é o assunto principal da matéria: qual é a posição correta da ferragem ou da armadura das sapatas? Deve ter os ganchos voltados para cima ou para baixo?

Se você tem essa dúvida e veio atrás de esclarecer, assista o vídeo abaixo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!