Piso cerâmico dentro d'água antes de ASSENTAR, saiba porque!
Você já ouviu falar ou viu algum pedreiro colocar o piso cerâmico "de molho" na água antes de fazer o assentamento? Isso é um tanto curioso, mas é uma técnica muito usada pelos antigos trabalhadores do ramo da construção civil.
Porosidade do piso cerâmico
Antes de ver o vídeo explicando o real motivo disso, vamos entender um pouco sobre o revestimento cerâmico.O Revestimento Cerâmico é um produto constituído de uma base porosa ou não, tendo em uma das faces o esmalte (vidrado) decorado ou não. O produto assim constituído apresenta determinadas características técnicas que, aliadas à beleza estética, fazem do Revestimento Cerâmico o produto ideal para atender às mais diversas necessidades.
Todo revestimento cerâmico tem uma certa porosidade, ou seja, têm espaços vazios em sua base (massa). Quanto menor a porosidade de um revestimento, menor a quantidade de água que ele pode absorver e melhores serão as suas características técnicas. A absorção de água influi diretamente em propriedades como resistência mecânica e resistência ao gelo, entre outras.
Pisos de molho antes do assentamento
Agora que você já sabe algumas coisas importantes do piso de cerâmica, assista o vídeo logo abaixo e saiba o porque que os pedreiros antigos e alguns ainda hoje em dia colocam os pisos dentro d'água antes de assentar.
Veja também: porque o piso estufa e se solta.
Por que as cerâmicas colocadas de molho assentadas neste método antigo não ficam com mancha de água e hoje em dia usando argamassa colante antes da cura do contrapiso aparece essa patologia que citei ? Saberia me responder? Estou fazendo um estudo para o TCC e ficaria muto grata com a sua contribuição. Desde já obrigado.
ResponderExcluirMeu e-mail: mendesanderson182@gmail.com