Piso cerâmico dentro d'água antes de ASSENTAR, saiba porque!


piso cerâmico dentro d'água

Você já ouviu falar ou viu algum pedreiro colocar o piso cerâmico "de molho" na água antes de fazer o assentamento? Isso é um tanto curioso, mas é uma técnica muito usada pelos antigos trabalhadores do ramo da construção civil.

Porosidade do piso cerâmico

Antes de ver o vídeo explicando o real motivo disso, vamos entender um pouco sobre o revestimento cerâmico.

O Revestimento Cerâmico é um produto constituído de uma base porosa ou não, tendo em uma das faces o esmalte (vidrado) decorado ou não. O produto assim constituído apresenta determinadas características técnicas que, aliadas à beleza estética, fazem do Revestimento Cerâmico o produto ideal para atender às mais diversas necessidades.

Todo revestimento cerâmico tem uma certa porosidade, ou seja, têm espaços vazios em sua base (massa). Quanto menor a porosidade de um revestimento, menor a quantidade de água que ele pode absorver e melhores serão as suas características técnicas. A absorção de água influi diretamente em propriedades como resistência mecânica e resistência ao gelo, entre outras.

Pisos de molho antes do assentamento

Agora que você já sabe algumas coisas importantes do piso de cerâmica, assista o vídeo logo abaixo e saiba o porque que os pedreiros antigos e alguns ainda hoje em dia colocam os pisos dentro d'água antes de assentar.


Comentários

  1. Por que as cerâmicas colocadas de molho assentadas neste método antigo não ficam com mancha de água e hoje em dia usando argamassa colante antes da cura do contrapiso aparece essa patologia que citei ? Saberia me responder? Estou fazendo um estudo para o TCC e ficaria muto grata com a sua contribuição. Desde já obrigado.
    Meu e-mail: mendesanderson182@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)