Como fazer Tinta que conduz Eletricidade, passo-a-passo!


tinta condutora eletricidade

Aprenda agora como fazer uma tinta que conduz eletricidade. É um projeto bem simples, que qualquer um pode fazer, mas é muito interessante. Impressione seus amigos acendendo uma lâmpada sem a utilização de fios.

Essa tinta permite que se desenhe na parede uma espécie de "fiação elétrica" para a lâmpada sem necessidade fios de verdade. A tinta funciona como uma espécie de fiação líquida, e pode ser aplicada em qualquer superfície, incluindo papel, plástico, metal ou tecido.
A pintura em si não pisca nem brilha, mas ela leva energia para que dispositivos eletrônicos o façam.

Já existe no mercado um tipo de caneta com essa tinta especial que conduz a energia elétrica, ela se chama Bare Conductive. 

Como a Bare Conductive funciona?

O carbono grafite é um bom condutor de energia, de maneira que forças de atração levam a deslizamentos e deslocamentos entre estes planos formados. É originada uma nuvem eletrônica, por onde os elétrons circulam livremente, ocasionando a transferência elétrica e a condução.

Agora aprenda, passo-a-passo, como fazer essa tinta caseira condutora de eletricidade, assistindo o vídeo logo abaixo.


Passo-a-passo para criar tinta elétrica

1- Antes de tudo você precisa comprar dois materiais bem simples - esmalte de unha e grafite em pó. O grafite é bastante encontrado em loja de materiais de construção e é usado para limpeza de engrenagens.

2- Coloque luvas e uma proteção sobre o local que você irá fazer a mistura dos produtos, pois onde ele encostar, será difícil a sua remoção.

3- Retire a metade do esmalte de dentro do frasco e coloque em outro recipiente. 

4- A metade que ficou dentro do frasco deve ser completada com o pó de grafite.

5- Mexa e misture bem os dois ingredientes até ficar bem homogêneo.

6- Pronto! Você já pode utilizar a tinta que conduz eletricidade. Para isso, esfregue a tinta condutiva em algum lugar e encoste o fios negativo e positivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!