Saiba quais os PROJETOS necessários para CONSTRUIR uma obra!






Na construção civil existem diversos detalhes que possuem uma grande importância. Muitas vezes sendo ignorados ou até mesmo esquecido devido complexidade da documentação necessária para construir.

É normal se perguntar se algo é necessário, se é possível construir sem um tipo de projeto, onde algo está escrito, como legalizar a construção, o que fazer com a planta.

As dúvidas são muitas e parecem nunca terminar. E até mesmo profissionais precisam fazer uma pesquisa para terem certeza de tudo.
E para lhe ajudar, reunimos diversas informações sobre projetos a seguir.

Entendendo os projetos
Um bom projeto será aquele que possibilita a qualquer profissional fazer a obra sem precisar de novas informações. Ou seja, um projeto sempre deve ser completo e fácil para ser entendido. Normalmente, ele será realizado contendo detalhes, materiais e medidas que estarão sendo utilizadas.

E por construções serem complexas, é comum que um projeto necessite de diversas folhas para ser feito. Alguns chegam até mesmo a utilizar 1000 folhas.
Além disso, apesar de todas essas informações, em alguns casos o projeto não conseguirá abrigar todas as especificações, sendo necessário utilizar outro documento para tal, o memorial descritivo.

Já os projetos necessários para a construção civil são:

1- Projeto de aprovação legal:
Estará detalhando a construção por meio de ponto de vista legal. Irá explicar a taxa de ocupação, a área que será construída, os recuos, as áreas mínimas, entre outros detalhes. Precisa receber um carimbo de aprovação da prefeitura.

2- Projeto de arquitetura:
Irá estar detalhando os materiais utilizados, cores, tintas, pedras que serão utilizadas, rodapés, distancias, áreas e etc.. Em suma, ele estará demonstrando como o imóvel realmente deverá ser feito.


3- Projeto de fundações:
Sendo feito por um engenheiro geotécnico ou um especialista em fundação, avalia todas as futuras cagas que o imóvel irá levar ao solo. Além de estudar o tipo do solo, definir sua resistência e qualidade, para escolher o tipo de fundação adequada.


4- Projeto estrutural:
Estará detalhando a forma como estrutura deve ser feito. Ele estará precisando de outros projetos para ser feito, tais como: estrutura de concreto armado, de alvenaria estrutural e de estrutura metálica.


5- Projeto de hidráulica ou projeto hidrossanitário:
Estará cuidando da água, definindo sistemas para a sua distribuição, conservação, reserva e coleta.


6- Projeto elétrico:
Como o nome sugere, estará demonstrando como os sistemas elétricos precisarão ser construídos. Normalmente sendo feito por um engenheiro elétrico.


Já em certas obras também existem alguns tipos de projetos que são necessários em obras mais complexas, alguns deles são: projeto urbanístico, de terraplenagem, o de formas, de impermeabilização, telefônico, de instalação de gás.

Em construções que requerem uma redução de ruídos externos, é feito o projeto de acústica, em edifícios, é comum que exista o de automação predial e de iluminação, além do de decoração.
Já em áreas mais quente, existem os projetos de ar condicionado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como CALCULAR a quantidade de Concreto, Tijolos e Pisos na construção!

Aprenda como AUMENTAR a PRESSÃO da caixa d'água - MUITO FÁCIL!

Pessoas que RECUSARAM vender suas casas - A número 4 é bizarra!

Chave QUEBRADA na fechadura - Aprenda como tirar!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!