Saiba quais os Projetos necessários para Construir!


projeto para construção

Na construção civil existem diversos detalhes que possuem uma grande importância. Muitas vezes sendo ignorados ou até mesmo esquecido devido complexidade da documentação necessária para construir.

É normal se perguntar se algo é necessário, se é possível construir sem um tipo de projeto, onde algo está escrito, como legalizar a construção, o que fazer com a planta.

As dúvidas são muitas e parecem nunca terminar. E até mesmo profissionais precisam fazer uma pesquisa para terem certeza de tudo.
E para lhe ajudar, reunimos diversas informações sobre projetos a seguir.

Para que servem os projetos?

Um bom projeto será aquele que possibilita a qualquer profissional fazer a obra sem precisar de novas informações. Ou seja, um projeto sempre deve ser completo e fácil para ser entendido. Normalmente, ele será realizado contendo detalhes, materiais e medidas que estarão sendo utilizadas.

E por construções serem complexas, é comum que um projeto necessite de diversas folhas para ser feito. Alguns chegam até mesmo a utilizar 1000 folhas.
Além disso, apesar de todas essas informações, em alguns casos o projeto não conseguirá abrigar todas as especificações, sendo necessário utilizar outro documento para tal, o memorial descritivo.

Quais os projetos de construção civil?

1- Projeto de aprovação legal

Estará detalhando a construção por meio de ponto de vista legal. Irá explicar a taxa de ocupação, a área que será construída, os recuos, as áreas mínimas, entre outros detalhes. Precisa receber um carimbo de aprovação da prefeitura.

2- Projeto de arquitetura

Irá estar detalhando os materiais utilizados, cores, tintas, pedras que serão utilizadas, rodapés, distancias, áreas e etc.. Em suma, ele estará demonstrando como o imóvel realmente deverá ser feito.

3- Projeto de fundações

Sendo feito por um engenheiro geotécnico ou um especialista em fundação, avalia todas as futuras cagas que o imóvel irá levar ao solo. Além de estudar o tipo do solo, definir sua resistência e qualidade, para escolher o tipo de fundação adequada.

4- Projeto estrutural

Estará detalhando a forma como estrutura deve ser feito. Ele estará precisando de outros projetos para ser feito, tais como: estrutura de concreto armado, de alvenaria estrutural e de estrutura metálica.

5- Projeto hidráulico ou hidrossanitário

Estará cuidando da água, definindo sistemas para a sua distribuição, conservação, reserva e coleta.

6- Projeto elétrico

Como o nome sugere, estará demonstrando como os sistemas elétricos precisarão ser construídos. Normalmente sendo feito por um engenheiro elétrico.

Já em certas obras também existem alguns tipos de projetos que são necessários em obras mais complexas, alguns deles são: projeto urbanístico, de terraplenagem, o de formas, de impermeabilização, telefônico, de instalação de gás.

Em construções que requerem uma redução de ruídos externos, é feito o projeto de acústica, em edifícios, é comum que exista o de automação predial e de iluminação, além do de decoração. Já em áreas mais quente, existem os projetos de ar condicionado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata