Massa no Meio dos Tijolos: saiba se é necessário!


massa meio tijolos argamassa

A construção de parede em alvenaria é a montagem de blocos interligados por massa de cimento.

Montar uma parede é uma etapa que exige bastante cuidado, pois se for feito errado este trabalho você poderá ter muita dor de cabeça para finalizar a obra.
Normalmente, o que vemos os pedreiros fazerem é levantar as paredes colocando a argamassa entre cada fiada de tijolos e na cabeça do tijolo, ou seja, no meio do tijolo para que eles fiquem bem unidos. 


No entanto, acontecem alguns casos em que os pedreiros não dão tanta importância para isso e acabam assentando os tijolos sem colocar a massa no meio dos tijolos.

Veja também: passo a passo da alvenaria.

Saiba agora, no vídeo abaixo, se essa prática pode ser feita, se ocasiona algum problema, para que você não venha a ter problemas futuros na construção.

Comentários

  1. eu coloco dos dois lados do tijolo e fica bem preso e a parede fica mais firme

    ResponderExcluir
  2. Muito bom tambem sou pedreiro e gosto muito desses videos me ligo muito para estar sempre interagido, muitos amigos me perguntam como vc aprende isso e eu digo q vivendo a cada dia na construção civil procuro sempre estar aprendendo mais.

    ResponderExcluir
  3. Tem um pedreiro porco fazendo serviço na minha casa está fazendo várias lajotas uma encostada na outra sem massa entre elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for na laje não tem problema pois a fundicao com ferragens é concreto e o suficiente,além de ficar fácil de trocar caso alguma quebre,o que sempre ocorre.

      Excluir
  4. A massa entre as cabeças dos tijolos evita rachaduras.

    ResponderExcluir
  5. Gente, sou um mero "professor de matemática e física"... mas pensem... Há limite na carga vertical, mesmo os romanos que usavam a técnica de amarração sabiam disso... Outra: Imaginem um força lateral, exemplo, vento... qual estrutura suporta mais? ... com ou sem massa na cabeça do bloco?... a resposta parece bem óbvia... o perigo de uma parede assim fraturar é enorme, tanto quanto maior for a área....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)