Como fazer Cisterna Redonda de Alvenaria, passo-a-passo completo!


Como fazer Cisterna Redonda Alvenaria

Aprenda em um passo-a-passo completo, como fazer uma cisterna redonda ou cilíndrica de alvenaria.

O que é cisterna?

É uma tecnologia que pode ter como uma de suas finalidades armazenar água de chuva. Na propriedade rural, a cisterna promove a segurança hídrica e contribui para a viabilidade econômica da atividade. 

A chuva é considerada uma fonte alternativa de água para fins potáveis ou não potáveis.

A forma redonda diminui a pressão da água sobre as paredes, evitando rachaduras e fendas. Uma parte da cisterna ficará enterrada para diminuir a temperatura da água, otimizando o armazenamento. A cobertura da cisterna combate a evaporação da água, e evita qualquer contaminação de animais ou dejetos trazidos pelas chuvas e pelos ventos.

Quais as vantagens da cisterna?

  • Até o momento, é uma fonte de água em que a cobrança pelo seu uso não é feita;
  • A utilização da água dá-se no local de uso, reduzindo a necessidade de sistemas de captação e distribuição;
  • É uma fonte de água que pode substituir, parcial ou integralmente, as fontes superficiais e subterrâneas, principalmente quando essas apresentam limitações de qualidade;
  • A água armazenada na cisterna apresenta qualidade para usos cotidianos das atividades agropecuárias como, irrigação, limpeza e resfriamento de instalações. Para usos mais nobres, como o consumo dos animais e a higienização de equipamentos que tenham contato com os produtos (por exemplo: leite), a qualidade da água deve ser monitorada;
  • O armazenamento da água de chuva reduz a necessidade de obras de drenagem dos terrenos;
  • O armazenamento contribui para a segurança hídrica da propriedade. 
Veja também: como instalar esgoto e água fria.

Passo a passo da cisterna de alvenaria

As cisternas de alvenaria são uma solução prática e sustentável para o armazenamento de água, pois elas permitem a captação e o armazenamento da água da chuva, que pode ser utilizada posteriormente em diversas atividades, como regar plantas, lavar roupas e até mesmo como reserva de água potável em regiões com escassez hídrica.

Veja abaixo um vídeo com o passo a passo completo para construir uma cisterna redonda de alvenaria, onde a forma redonda é uma opção popular devido à sua estabilidade estrutural e eficiência na captação de água. 

Ao longo do passo a passo, abordaremos desde o planejamento inicial até a finalização da cisterna, incluindo a preparação do terreno, a construção das paredes, a cobertura e o acabamento. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.