Como construir uma Betoneira Caseira, passo-a-passo!


construção betoneira caseira

Hoje, trago para você, alguns vídeos mostrando o passo-a-passo de como fazer a sua própria betoneira caseira, que lhe auxiliará nos trabalhos de construção civil.

Em época de crise, algumas pessoas não tem o dinheiro para comprar uma betoneira e começar a trabalhar com obras. Pensando nisso, queremos ajuda-los a resolver esse problema.

Função da betoneira na construção

A betoneira é uma ferramenta fundamental para realizar a maioria dos trabalhos na área da construção civil. Ela é projetada para fazer a preparação da argamassa e concreto, através da mistura dos materiais.

As betoneiras estão disponíveis no mercado em diversos tipos, desde os grandes caminhões de concreto, com capacidade que chega a mais de 10.000 litros, a modelos menores, que são as comumente encontradas, chamadas de betoneiras portáteis, com capacidades de 120 a 610 litros.

Como fazer concreto na betoneira?

    1 - Posicione a betoneira em um local estável e nivelado. Verifique se está limpa e em boas condições de funcionamento.

    2 - Meça a quantidade de água necessária para a mistura. Geralmente, a proporção é de cerca de 0,5 a 1 litro de água para cada saco de cimento de 50 kg, mas isso pode variar dependendo da consistência desejada e das especificações do fabricante do cimento.

    3 - Coloque a água limpa na betoneira.

    4 - Adicione cerca de metade da quantidade necessária de areia. A proporção típica é de aproximadamente 2 a 3 partes de areia para 1 parte de cimento. Por exemplo, se você estiver usando 1 saco de cimento, adicione de 2 a 3 sacos de areia.

    5 - Adicione a quantidade necessária de cimento.

    6 - Se você estiver usando brita ou pedra britada, adicione-a à mistura. A quantidade dependerá do tamanho das pedras e da resistência desejada do concreto. Geralmente, a proporção é de cerca de 2 a 3 partes de brita para 1 parte de cimento.

    7 - Ligue a betoneira e deixe-a misturar os materiais. Verifique se a mistura está homogênea e seca. Se estiver muito seca, adicione um pouco mais de água. Se estiver muito úmida, adicione mais areia e cimento para equilibrar a proporção.

    8 - Deixe a betoneira misturar os materiais por tempo suficiente para obter uma mistura consistente. Isso pode variar dependendo do tamanho da betoneira e da quantidade de concreto que você está fazendo. Geralmente, misturar por 5 a 10 minutos é suficiente.

    9 - Desligue e verifique a consistência da mistura. Ela deve estar úmida o suficiente para ser moldada, mas não excessivamente líquida. Se necessário, faça ajustes adicionais adicionando água ou materiais secos (areia, cimento, brita) em pequenas quantidades e misturando novamente.

    10 - Com a mistura pronta, você pode usar a betoneira para despejá-la onde for necessário. Certifique-se de trabalhar rapidamente para evitar que o concreto comece a endurecer antes de ser colocado no local desejado.
    Veja também: como fazer concreto SEM betoneira.

    Passo-a-passo de como fazer uma betoneira

    Ok, agora que já foram explicados diversos detalhes importantes sobre as betoneiras, chegou a hora de aprender como construir a sua própria.
    Os materiais usados foram:
    • 1 tambor de 200 litros;
    • 1 disco de freio de carro desgastado;
    • 1 roda de bicicleta;
    • 1 barra roscada de 1/2 polegada;
    • 10 porcas de 1/2 polegada;
    • 1 polia;
    • 1 cubo de qualquer moto ou um mancal;
    • 2 correias (1 a-56 e 1 a-80);
    • Restos de cantoneira;
    • Restos de metalon;
    • Restos de sucatas;
    • 1 motor que suporte a carga.
    Acompanhe o vídeo abaixo que ensina todo o processo de construção da betoneira caseira, com um passo-a-passo bem explicado e detalhado, que tenho certeza que você irá conseguir colocar em prática.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

    Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

    Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

    Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!