Inicio » , , » Veja como é fabricado o MDF - Passo-a-passo completo!

Veja como é fabricado o MDF - Passo-a-passo completo!


Hoje iremos mostrar para você como é feito o MDF (Medium Density Fiberboard ou placa de fibra de média densidade), uma das principais matérias primas utilizadas em marcenarias para a fabricação de móveis em todo o mundo.

No vídeo que estamos trazendo nessa matéria, você verá como uma mudinha de planta se transforma em uma placa de MDF, em um passo-a-passo completo do início ao fim da produção.
Mas antes disso, vamos aprender algumas coisas!

O que é MDF?

São painéis fabricados a seco, feitos com fibras lignocelulósicas, combinadas com uma resina sintética ou outro agente ligante, compactados por prensagem a quente, num processo em que a totalidade da colagem entre as fibras é criada pelo adesivo adicionado, ou seja, é uma mistura de fibras de madeira prensadas juntamente com resina que dá a liga.


Características do MDF

Sua característica principal é sua grande estabilidade dimensional e excepcional capacidade de usinagem, tanto nas bordas, quanto nas faces. Com densidade adequada e perfeita homogeneidade proporcionada pelas fibras, o painel de MDF pode ser facilmente pintado, revestido, torneado, entalhado e perfurado.
Além disso, por não possuir nós, veios e imperfeições típicas de uma madeira natural, o painel tem a vantagem de poder ser usinado de diferentes formas.


Vantagens dos painéis de MDF em relação a madeira sólida:
  • Possibilidade de adicionar outras dimensões dos painéis não estritamente relacionadas às dimensões das árvores; 
  • Pode-se agregar valor a materiais de baixa aceitação como resíduos de serrarias e desbastes; Possibilidade de eliminar muitos defeitos provenientes da anatomia da árvore como nós, medulas, desvios da grã, conferindo ao produto final homogeneidade muito maior que a encontrada na madeira serrada;
  • Pode-se ainda, pela especificação da densidade, controlar a maioria das propriedades e adicionando produtos específicos, aumentar a resistência dos painéis ao fogo e à biodeterioração.

Vantagens em geral dos painéis de madeira:
  • Renovabilidade;
  • Boa resistência em relação à massa específica;
  • Elevada disponibilidade; 
  • Reciclabilidade; 
  • Demandam menor quantidade de energia para produção, transporte e instalação.
Agora, assista o vídeo abaixo onde mostra todo o processo de produção das placas de MDF, desde a plantação das árvores que posteriormente serão cortadas.



1 comentários :

  1. Infelizmente hoje, 10/08/2018 as 22:39h não consigo ver o vídeo. Só aparece um "quadrado preto" onde deveria aparecer o vídeo. Abri o mesmo link em 3 navegadores diferentes, e fica na mesma. Será que o pessoal do Meia Colher pode resolver este problema?

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!