Como Travar as Madeiras da Caixaria sem Prego e Arame!


travamento madeiras caixaria

Aprenda como fazer o travamento das madeiras da caixaria, ou fôrma de concreto, sem precisar utilizar pregos e pedaços de arame.

As fôrmas são estruturas provisórias e são de extrema importância na construção civil, pois tem a função de moldar as estruturas de concreto e também tem a responsabilidade de resistirem aos esforços do concreto fresco que é inserido entre as tábuas até que ele se solidifique.

Hoje em dia existem diversos tipos de fôrmas de concreto no mercado, feitos com diversos tipos de materiais (metal, plástico, papelão...), no entanto, a mais comum até hoje é a fôrma de madeira, principalmente pelos pequenos construtores e pedreiros autônomos (que são muitos no Brasil inteiro).

Essas caixarias de madeira, normalmente, são amarradas utilizando pregos e pedaços de arame. O pedreiro fura o tijolo, prende o prego na tábua e faz a amarração com o arame, deixando ela bem firme. No entanto, esse tipo de amarração consome um bom tempo de trabalho na obra e dar mais trabalho do que essa maneira que iremos ensinar no vídeo logo abaixo.

Passo-a-passo de como travar a caixaria

Você precisará de alguns grampos feitos com pedaços de vergalhão e alguns pedaços de ferro barra chata de 1 x 1/4, onde serão feitos os furos para passar o grampo e prenderem a caixaria.  

1- Corte vários pedaços de ferro barra chata de 1 x 1/4 no tamanho de 30 centímetros;

2- Afina a ponta dessas barras como se fossem talhadeiras;

travar a caixaria

3- Posicione essas barras de ferro abaixo das madeiras onde será feita a caixaria e bata com o martelo até atravessar o tijolo;

4- Coloque as tábuas da caixaria apoiadas em cima das barras de ferro;

tabuas caixaria

5- Marque na barra de ferro o local mais próximo da madeira, para que você faça os furos que serão colocadas as barras de ferro, para que fique bem justo e a madeira não se mova;

6- Após fazer os dois furos em cada barra de ferro, posicione-as no local certo, abaixo das tábuas de madeira;

7- Fixe os grampos feitos com vergalhões dentro dos dois buracos feitos na barra de ferro, conforme a figura abaixo.


vergalhao fixação tabuas caixaria

Feito isso, as tábuas da caixaria para concretagem ficarão bem firmes e não se deslocarão, mesmo sem utilizar arame ou pregos para a fixação no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)