Como Instalar Motor de Portão Eletrônico - Passo-a-passo!


como instalar motor de portão eletrônico deslizante

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de passar trabalho e se dá ao luxo de instalar um portão eletrônico na sua casa ou local de trabalho, evitando de ter que descer do carro em dia de chuva e se molhar ou se sujar na lama, com certeza veio ao lugar certo para aprender a fazer a instalação.


O portão de correr ou deslizante é aquele portão que corre sobre um trilho metálico, deslizando as suas rodas e abrindo a passagem para qualquer coisa que queira entrar ou sair de um local. Ele tem a possibilidade ainda de ser eletrônico, onde com o simples aperto do botão do controle remoto, abre e você não passa trabalho nenhum.


Caso você ainda não tenha instalado o seu no local, recomendo que leia as seguintes matérias: 

Passo-a-passo da instalação do motor do portão eletrônico

Ligação elétrica do motor

Essa ligação elétrica é um pouco complicada, portanto eu trago um vídeo do engenheiro eletricista, André Mafra, onde ele mostra todo esse processo. Acompanhe abaixo:

Fixando o motor e a cremalheira

1- Fixe o motor em um chão de concreto, fixando os parafusos sobre essa base de concreto. Para isso, você deverá fazer alguns furos nesse piso. 


furando concreto com furadeira

2- Fixe a cremalheira (peça metálica comprida cheia de dentes) no portão de forma que fique com uma distância de 1 à 2 milímetros de distância da engrenagem do motor, pois se ficar com muita folga pode danificar o aparelho e se ficar muito apertado pode desgastar e trancar a peça.


fixação cremalheira do portão

3- Quando o portão estiver fechado, a cremalheira deve passar um pouco para fora da engrenagem do motor, dessa forma, evita-se que ele passe direto e se solte.


instalação portão de correr

Funcionamento do motor do portão

1- Fixe as peças de fim de curso magnético na parte superior da cremalheira, deixando uma distância de meio centímetro da carenagem do motor, para que ele consiga captar o sinal.
Coloque uma peça de fim de curso na parte da frente do portão, para que ele pare quando abrir e uma peça na parte traseira do portão, para que ele pare assim que fechar.


sensor fim de curso do portao

2- Faça diversos testes para verificar se tudo está funcionando perfeitamente e se nenhuma peça está fazendo sons ou movimentos estranhos. Caso haja algum problema, resolva imediatamente.

Como abrir o portão eletrônico manualmente?

Na parte de trás do motor do portão tem um local para colocar uma chave (dependendo do portão pode ser uma chave comum de cadeado ou chave allen). Coloque a chave nesse buraco, gire e destrave o miolo da fechadura. Puxe o miolo da fechadura para fora e pronto, seu portão já pode ser aberto com as mãos.


abrir portão eletrônico manualmente

Se você seguir essas dicas citadas na matéria, com certeza você fará um ótimo trabalho e nunca mais precisará descer do seu veículo para abrir o portão.

Então, curta, compartilhe com os amigos e deixe uma mensagem logo abaixo dizendo o que achou do que você acabou de aprender.

Comentários

  1. Caro André, foi muito proveitoso este vídeo já estava atrás deste conhecimento, mais encontrei com vc e foi muito proveito, vc é um grande Mestre, parabéns.

    Francisco Lima
    São Luis-Ma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!