Portão de correr pesado para abrir e fechar? Veja como resolver


portao correr deslizante pesado

 Os portões de correr ou deslizantes sobre trilhos, sejam eles eletrônicos ou não, após algum tempo de uso necessitam de manutenção para que continue funcionando corretamente e deslizando de forma suave, sem travamento e sem ficar emperrado, dificultando a entrada ou saída do morador.

Portanto, nessa matéria mostrarei alguns dos principais motivos que que deixam os portões deslizantes tão pesados para abrir e fechar sobre os trilhos. Acompanhe tudo logo abaixo.


4 motivos porque o portão de correr fica pesado

Citarei agora os quatro motivos mais comuns que dificultam que eles deslizem livremente, entre eles são: trilho torto ou sujo, graxa em acesso ou roldana danificada.


1 - Sujeira no trilho

Esse é problema mais comum de todos. O acumulo de sujeira no local onde deveria estar livre para as roldanas correrem, podem estar deixando o portão pesado e travando durante o manuseio.

Mantenha o local sempre limpo, varrendo constantemente, principalmente se a rua da frente do local é de terra e os veículos que entram e saem costumam levar terra grudada nas rodas. Isso fica ainda pior em dias de chuva.

Veja também: como chumbar o trilho no chão.


2 - Trilho superior torto

trilho portao correr

Outro fator que deve ser observado é o trilho superior do portão, que é responsável por manter ele fixo no local e leva-lo na direção certa quando ele é aberto ou fechado.

Quando esse trilho da parte de cima está empenado, as peças de metal ficam em atrito tão forte que acabam não deixando ele deslizar direito. 

Então, para resolver isso, verifique se as buchas ou parafusos que prendem esse trilho superior não estão soltos. Caso estejam, volte a fixar novamente no local de forma bem firme e certifique-se de alinhar tudo para um bom funcionamento.

3 - Graxa em acesso

graxa trilho portao

Quando o portão está muito pesado, a primeira coisa que a grande maioria das pessoas fazem é colocar graxa no trilho superior para que as partes de metal deslizem mais facilmente. Mass nem sempre isso é bom!

Quando essa graxa é colocada em acesso ou adicionada constantemente sem ser removida a antiga, ela vai acumulando no local junto com a sujeira, fica dura e acaba se tornando tão pegajosa que dificulta que o portão deslize livremente.

Portanto, um pouco de graxa ou óleo não faz mal, no entanto, não exagere e remova de vez em quando aquela pasta seca e suja que está impregnada no local, para evitar esses travamentos durante o manuseio.

4 - Roldanas danificadas

As roldanas ou rodinhas de portão de correr também tem vida útil e estragam com o passar do tempo. Elas ficam gastas, principalmente as roldanas de plástico e normalmente o rolamentos internos quebram ou travam após algum tempo de uso.

Portanto, nesses casos, é necessário remover o portão do local, coloca-lo deitado no chão e remover a roldana para fazer a troca por uma nova, pois normalmente elas não tem mais conserto.

Como trocar a roldana do portão?

1 - Retire o portão do trilho abrindo ele completamente e desencaixando do trilho superior que faz a sua sustentação no local.

2 - Coloque o portão "deitado" no chão num local que fique fácil o acesso às roldanas.

3 - Agora, vamos imaginar que o seu tenha duas roldanas na parte de baixo. Verifique se elas estão presas por parafusos ou chumbadas com rebite, que são fixadores metálicos semipermanentes.

roldana rodas portao deslizante

Caso esteja fixado com parafusos, basta desenroscar as porcas que prendem ele no local e remove-los para tirar as rodinhas. Se está preso com rebite, você precisará de uma ferramenta especial para isso ou uma furadeira para furar bem no meio dele.

Recomendo que se você não sabe o que fazer nesse caso, procure um profissional para auxilia-lo.

4 - Retire as 2 roldanas velhas, travadas e gastas. Agora coloque as 2 rodinhas de portão de correr novas no local, fixando novamente com os parafusos ou com rebites novos.

5 - Levante o portão e coloque ele novamente no trilho.

6 - Abra e feche para testar se o problema foi resolvido. Caso não esteja leve ainda, verifique se o problema não está relacionado com o que já foi falado no tópicos anteriores dessa matéria.

Veja também:

Conclusão: um portão deslizante, seja eletrônico ou não, deve ser feito manutenção constantemente, verificando se os trilhos estão alinhados, livres de sujeira e se as roldanas não estão quebradas, gastas ou danificadas para que ele deslize livremente, sem travamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata