Tipos de Telhas Cerâmicas: tamanho, peso e quantidade por m².


tipos telhas ceramicas

Nessa matéria falaremos sobre as características dos tipos de telhas cerâmicas, como a colonial, portuguesa, romana, francesa, americana e italiana. Mostraremos também qual o tamanho médio de cada peça, o peso e a quantidade necessária por metro quadrado de cada tipo.

Telha Colonial

A telha colonial é um dos tipos mais populares de telhas cerâmicas utilizadas em casas no Brasil. Elas possuem uma forma quadrada e plana, com uma borda arredondada. 

Telha Colonial

São encontradas em uma grande variedade de cores e podem ser utilizadas em qualquer tipo de telhado, pois sua instalação é fácil e rápida e proporciona um telhado resistente e durável.

O tamanho padrão das telhas coloniais pode variar de acordo com o fabricante, mas em geral, elas medem em torno de 48 cm de comprimento, 20 cm de largura e 15 centímetros de altura

Em relação ao peso, cada peça costuma pesar cerca de 2,5 kg ou 60 quilos por metro quadrado, o que a torna uma das opções mais leves disponíveis no mercado. Isso facilita o transporte e manuseio das peças durante a instalação.

Para cobrir um metro quadrado de telhado com telhas coloniais, são necessárias em média 24 unidades, mas esse número pode variar de acordo com a inclinação e o tamanho do telhado. 


Elas podem ser encontradas em tons de vermelho, marrom, cinza e até mesmo em cores mais vibrantes, como amarelo e verde. 

Telha Portuguesa

A telha portuguesa é uma das mais antigas e tradicionais telhas cerâmicas utilizadas em todo o mundo. Elas são caracterizadas por sua forma ondulada e curvada, que cria um padrão interessante no telhado. 

São frequentemente encontradas em cores vermelhas e marrons e sua instalação é um pouco mais complexa do que outros tipos de telhas cerâmicas.

Telha Portuguesa

Em relação ao tamanho, as telhas portuguesas apresentam um comprimento médio de 41 centímetros e uma largura de 23,7 centímetros, ou seja, 41 cm x 23,7 cm de dimensão.

Cada unidade pesa em média 2,4 quilos e um peso total de cerca de 40,8 kg por metro quadrado, o que faz com que elas sejam relativamente leves e fáceis de manusear durante a instalação.

Para cobrir um metro quadrado de telhado com telhas portuguesas, são necessárias em média 17 unidades, lembrando que essa quantidade pode variar de acordo com a inclinação do telhado e outros fatores relevantes

Uma outra vantagem delas é que possuem um acabamento liso e uniforme, o que garante uma boa impermeabilização e proteção ao telhado. Elas também são relativamente duráveis e resistentes, podendo durar décadas com os cuidados adequados.

Telha Americana

A telha americana ou estilo americano, é uma telha cerâmica plana e retangular, com bordas chanfradas que são frequentemente utilizadas em casas de estilo colonial ou rústico e podem ser encontradas em uma variedade de cores. 

Telha Americana

Em relação às dimensões, a telha americana apresenta um comprimento médio de 43 centímetros e uma largura de 26 centímetros

Cada unidade pesa em média 3 kg e um peso total de cerca de 36 quilos por metro quadrado.

A quantidade necessária por metro quadrado de telha americana é em torno de 16 unidades, levando em consideração o tamanho de 43 x 26 centímetros.

Elas possuem um acabamento liso e uniforme, que garante uma boa impermeabilização e proteção ao telhado. 

Telha Italiana

A telha italiana é um tipo de telha cerâmica muito popular em países como Itália e Espanha. Elas são caracterizadas por sua forma ondulada e curvada, que cria um padrão interessante no telhado. 

Telha Italiana

As telhas italianas apresentam uma média de 45 centímetros de comprimento e largura de 25 centímetros, ou seja, 45  cm x 25 cm de dimensão.

Cada unidade pesa em média 2,75 quilos e um peso total de cerca de 38,5 kg por metro quadrado.

A quantidade de telhas italianas por metro quadrado ou m² são de aproximadamente 13 peças, podendo variar um pouco de acordo com a inclinação do telhado e outros fatores relevantes.

Telha Romana

A telha romana é uma das mais antigas e tradicionais telhas cerâmicas utilizadas em todo o mundo. Elas são caracterizadas por sua forma plana e retangular com bordas curvadas, também vistas com formato achatada. 

Telha Romana

O tamanho mais comum das telhas Romanas são: 40 centímetros de comprimento e 21 centímetros de largura.

O peso médio de cada unidade é 2,5 quilos e um peso total de aproximadamente 40 kg por metro quadrado.

A quantidade de telhas Romanas por metro quadrado é de 16 peças, levando em conta as dimensões de 40 cm x 21 cm.

Telha Francesa

A telha francesa são praticamente em formato plano, sem capa e bica, ou seja, não tem a curvatura comum em alguns tipos de telhas e são frequentemente encontradas em cores vermelhas e marrons.

Telha Francesa

O tamanho ou dimensões das telhas do tipo francesa é de 40 centímetros de comprimento por 24 centímetros de largura, ou seja, 40 cm X 24 cm.

O peso por unidade é de cerca de 2,5 quilos e um peso total por metro quadrado de aproximadamente 42,50 kg.

A quantidade de telha francesa por m² para cobrir um telhado é em torno de 16 unidades, levando em consideração as dimensões citadas de 40 x 24 cm.

Veja também: 

Conclusão: as telhas cerâmicas são uma excelente opção para cobrir telhados devido às suas características únicas, incluindo a resistência ao fogo, isolamento térmico, durabilidade e variedade de opções de design. 

Agora, a escolha do tipo adequado vai depender do gosto de cada um, do estilo arquitetônico da casa, do orçamento disponível e das necessidades específicas do telhado.

É importante considerar não apenas a aparência, mas também a durabilidade, a resistência ao clima e a facilidade de instalação. Além disso, é importante manter a manutenção adequada para garantir que a telha cerâmica continue a proteger a casa por muitos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!