Aprenda como fazer a Amarração de Tijolos!


como fazer amarração tijolos

A amarração de tijolos é uma técnica utilizada na construção de paredes de alvenaria para garantir a estabilidade e resistência da estrutura. A técnica consiste em intercalar os tijolos entre as camadas de forma a criar uma espécie de zigue-zague entre uma fileira e outra.

Os tijolos devem ser assentados com as juntas desencontradas, para garantir uma maior resistência e estabilidade das paredes, ou seja, a primeira fiada diferente da segunda fiada.

Ajuste comum ou corrente, é o sistema mais utilizado, veja abaixo:


Veja como o encontro de tijolos da primeira fiada (fileira) desencontra como os tijolos da segunda fiada. Esse é o Ajuste Corrente.

amarração parede tijolos

Existem diferentes maneiras de fazer a amarração de tijolos, mas a mais comum é chamada de amarração de junta desencontrada ou amarração inglesa. Nesse método, os tijolos de uma camada são dispostos com a junta (espaço entre os tijolos) no centro da peça. 

Na camada seguinte ou na segunda fiada, os tijolos são dispostos de forma a que a junta fique entre as peças da camada inferior, conforme a figura acima.

E assim sucessivamente, sempre intercalando os tijolos e mantendo as juntas em posições diferentes. Essa técnica de amarração distribui o peso da parede de maneira uniforme, tornando-a mais resistente e estável.


A amarração dos cantos das paredes sempre será feita dessa forma. Um tijolo passante e outro tijolo é o colante. Invertendo na segunda fiada e assim por diante.
Abaixo, veja como é feita a amarração dos cantos e do encontro de paredes.

amarração cantos encontro paredes

No desenho abaixo, temos uma visão de cima da junção de duas paredes de ½ tijolo, onde a primeira fiada é assentada normalmente enquanto que a segunda fiada é desencontrada da primeira exatamente a metade do comprimento do tijolo.

A terceira fiada será igual à primeira, a quarta igual à segunda e assim por diante, formando assim uma amarração firme para a parede.

junção paredes amarração tijolos

Quando ocorrer o cruzamento de duas paredes o procedimento será o mesmo, conforme mostrado na figura abaixo. A primeira fiada será igual à terceira, igual a quinta e assim por diante. Já a segunda fiada será igual à quarta, sexta e assim por diante.

amarração cruzamento parede

Quando ocorrer a a junção entre parede de ½ tijolo e outra de 1 tijolo as fiadas ficam desencontradas da mesma forma, conseguindo a amarração necessária.

Veja também: como verificar o prumo.

amarração cruzamento parede

ESPERO TER AJUDADO! AO TRABALHO!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata