Inicio » , , , , » Fio Fase, Neutro e Terra - Saiba qual a diferença!

Fio Fase, Neutro e Terra - Saiba qual a diferença!

Aprenda agora a diferenciar os fios fase, neutro e terra em uma instalação elétrica.
Uma instalação feita corretamente pode evitar muitos acidentes e futuras dores de cabeça.

O que é Fase, Neutro e Terra

Fase: Fio condutor onde há uma Tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). Na linguagem de obra é o condutor que possui “carga”.

Neutro: Condutor que não possui Tensão, 0 volts. Não está carregado.

Terra: Condutor de Proteção (PE) é um condutor ligado a hastes cravadas na terra e que acompanha todos os circuitos com a função de proteger os equipamentos ligados aos circuitos contra sobrecargas elétricas e os usuários contra possíveis choques elétricos.


Como identificá-los e diferenciá-los em uma instalação elétrica

Fase: Normalmente o fio fase tem a cor vermelha, preta ou marrom;

Neutro: Cor azul claro ou branco;

Terra: Cor verde ou verde com amarelo.

7 comentários :

  1. O fio neutro é sempre azul e somente azul, não pode ser utilizado nenhuma outra cor a ele isso é determinado pela NBR5410. Vocês estão ensinando errado. Verifiquem sempre a NBR5410 antes de publicarem.

    ResponderExcluir
  2. Acho tudo isto um absurdo, no Brasil ou pelo menos no estado de São Paulo não existe o NEUTRO começando pelo trifásico vem três cabos defasados 120° entre si com tensão de 127 Vac em relação ao terra que estão chamando de NEUTRO, ai a companhia exige (e vem conferir) que se coloque próximo ao medidor uma barra de aterramento que vai ser ligado a carcaça do painel e no que estão chamando de NEUTRO, PERGUNTO: ONDE ESTÁ O NEUTRO? Pelo que entendo quando colocamos hastes na terra temos que liga-las ao TERRA/NEUTRO para que possamos assim ter uma garantia de potencial ZERO de outra forma é muito difícil, pois a aceitação de até 10 ohms no terra isolado teremos uma diferença de potencial e isso não é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o material do link, página 3: "erros comuns", último parágrafo:
      http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=3333

      Excluir
  3. Concordo e reforço as palavras do Sergio. Vejam a nbr5410. Luiz Paulo estais equivocado. Procure um instrutor para esclarecer tuas dúvidas amigo. Abcs.

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!