Aprenda a diferença de Fio Fase, Neutro e Terra!


diferença fio fase neutro terra

A instalação elétrica é um dos aspectos mais importantes de uma edificação, sendo responsável por garantir a distribuição segura e adequada da energia elétrica em todas as áreas da construção. 

Nesse contexto, é fundamental entender as diferenças entre os fios fase, neutro e terra e qual a cor de cada um para evitar problemas durante a instalação ou manutenção de rede elétrica.

O que é fio fase?

O fio fase é o condutor elétrico responsável por levar a energia elétrica até o ponto de consumo. Ele é identificado pela cor preta, marrom ou vermelha, e deve ser manuseado com muito cuidado, pois está sempre energizado. 

O fio fase é ligado diretamente ao disjuntor do quadro de distribuição elétrica, que é responsável por interromper a energia em caso de curto-circuito ou sobrecarga.

O que é fio neutro?

O fio neutro é o condutor elétrico que serve como um caminho de retorno para a energia elétrica que foi consumida. Ele é identificado pela cor azul ou branca e não está energizado, ou seja, não apresenta risco de choque elétrico. 

O fio neutro é conectado diretamente ao sistema de aterramento da edificação, o que garante a segurança da instalação elétrica.

O que é fio terra?

O fio terra é o condutor elétrico que garante a segurança da instalação elétrica. Ele é responsável por conduzir para a terra a corrente elétrica que eventualmente possa vazar na estrutura da edificação ou nos equipamentos elétricos. 

O fio terra é identificado pela cor verde ou verde/amarelo e deve ser conectado ao sistema de aterramento da edificação. A presença do fio terra é fundamental para evitar choques elétricos e garantir a segurança dos usuários da instalação elétrica.

Qual a cor do fio fase, neutro e terra?

A identificação dos fios fase, neutro e terra é fundamental para garantir a segurança da instalação elétrica. Para isso, é necessário observar as cores dos condutores elétricos. 

cor fio fase neutro terra

A norma brasileira ABNT NBR 5410 estabelece que a cor preta, marrom ou vermelha deve ser utilizada para identificar o fio fase. A cor azul ou branca deve ser utilizada para identificar o fio neutro, enquanto a cor verde ou verde/amarelo deve ser utilizada para identificar o fio terra.
  • Fase = preto, marrom e vermelho.
  • Neutro = azul ou branco.
  • Terra = verde ou verde com amarelo.
No entanto, é importante lembrar que nem sempre as normas são seguidas à risca e, por isso, é importante verificar a identificação dos fios antes de manipulá-los.

Veja também:

Além disso, em caso de dúvida, é fundamental contar com a ajuda de um profissional especializado em instalações elétricas para evitar riscos de choque elétrico e garantir a segurança da instalação.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)