Inicio » , , » Como instalar Piso Laminado - Passo-a-passo!

Como instalar Piso Laminado - Passo-a-passo!


Cuidados tomados antes de iniciar a instalação

Os serviços de colocação devem ser iniciados somente após cuidadosa vistoria do ambiente, do material recebido e do planejamento da execução.

Para evitar danos ao piso, sua colocação deve ser feita como complemento final da obra, depois de encerradas as demais instalações: pintura, gesso, elétrica, esquadrias e móveis planejados;

Este piso não pode ser instalado em ambientes sujeitos à lavagem ou derramamentos de água (banheiros, cozinhas, lavanderias) e em áreas externas ou passíveis de serem molhadas;

Veja também: Vantagens e características dos pisos laminados.

É exigido nas instalações


- Um espaço mínimo de 12 mm junto às paredes ou quaisquer obstáculos (colunas, móveis fixos, tubulações, etc.) para o trabalho de dilatação do piso mediante as variações de temperatura e umidade ambiente;

- A colocação de junta de dilatação nas portas e passagens para outros cômodos;

- A colocação de juntas de dilatação em ambientes maiores que 100 m², dividindo em partes o ambiente;

- A colocação de perfil de transição nos locais onde encontra com outro tipo de piso.
Definir o padrão ou desenho da instalação:

No caso de instalação de divisórias o piso não deve ficar embaixo da parede;

Após abertas as caixas, instalar imediatamente, evitando deixar peças desembaladas por muitas horas, de um dia para outro, por exemplo;


Verificado o Contrapiso

A adequação da base é fundamental para a correta instalação, exigindo cuidado para que:


1- O contrapiso fique firme, evitando a movimentação vertical do piso quando submetido à cargas – principalmente ao tráfego – cuja percepção é desagradável além de produzir ruídos (rangido);

2- Não tenha movimentação horizontal, com deslocamento das peças, abrindo as juntas;

3- Não ocorra atrito com detritos que não foram removidos;

4- Fique isento de umidade que pode causar danos ao piso, além de produzir mofo e mau cheiro no ambiente;

5- Esteja limpo antes de iniciar a instalação. Usar vassoura e/ou aspirador de pó, removendo detritos e poeira.

Veja também: Passo-a-passo para fazer um contra-piso.

Passo-a-passo de como instalar Piso Laminado

Instalação da Manta: A manta instalada entre o piso e contra-piso deve ser de espessura mínima de 2mm, que possibilite uma boa acomodação do piso e um isolamento acústico satisfatório.

A função da manta é reter eventual umidade que possa vir do contrapiso e combater irregularidades de até 3mm.




As faixas de manta devem ser sobrepostas e coladas pelo seu adesivo próprio.

A manta deve ser colocada no sentido contrário ao sentido do piso a ser instalado, deixando 1 cm sobrando sobre as paredes.

Para o acabamento perfeito os batentes devem ser cortados. Com o auxílio de um lápis marque nos batentes da porta a parte a ser cortada. O corte deve ter profundidade de 15 mm para permitir a dilatação do piso. Fixe o perfil base no contrapiso com bucha e parafusos. Certifique se a porta tem mobilidade.

Instalação das réguas: A instalação das réguas deve começar com o encaixe macho voltado para a parede. Deve ser respeitado o espaço para dilatação e contração de 15 mm entre o piso e a parede (utilize os espaçadores).




Verifique se a parede é reta, de tal forma que o rodapé possa cobrir o espaço de dilatação. Caso a parede onde for iniciada a instalação seja torta, desenhe o contorno dela na primeira fileira de réguas. Em seguida, corte as réguas na linha marcada.
Ao planejar o desenho para a instalação a distância do topo de uma régua (piso) a outra deve ser de no mínimo 1/3 do comprimento da régua. Evite que no sentido da largura haja uma fileira de réguas de dimensão inferior a 5 cm ou no sentido do comprimento evitar que haja uma régua menor que sua largura.

Instalação do piso laminado com encaixe CLICK

Corte de portas e batentes, caso necessário. O corte das portas deve considerar a espessura do piso + espessura da manta + altura do perfil da junta de dilatação, deixando a livre movimentação da porta.

Cobrindo toda a área é estendido o filme plástico, quando necessário, e a manta de polietileno. O plástico é desenrolado sobre o contrapiso em faixas sucessivas, lado a lado, com uma sobreposição de 20 cm de uma faixa para outra e colada com fita adesiva plástica. Subir 3 a 4 cm na parede onde será coberta pelo rodapé. A manta de polietileno é estendida por cima, cobrindo toda a superfície.




Após a preparação é executada a instalação do piso e, a seguir, a finalização da obra com a colocação de rodapés, perfis de dilatação nas portas e outros acessórios necessários.

Nas portas de banheiros, cozinha e outras áreas sujeitas a serem molhadas é necessária a aplicação de silicone nos acessórios (perfis de dilatação e transição) para impedir a passagem de água, atingindo o piso.Finalmente deve ser feita a limpeza geral de acordo com as instruções de limpeza e manutenção.


Veja o vídeo abaixo para maior entendimento e esclarecimento de dúvidas.

0 comentários :

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!