Como instalar Piso Laminado - Passo-a-passo!



Cuidados tomados antes de iniciar a instalação

Os serviços de colocação devem ser iniciados somente após cuidadosa vistoria do ambiente, do material recebido e do planejamento da execução.

Para evitar danos ao piso, sua colocação deve ser feita como complemento final da obra, depois de encerradas as demais instalações: pintura, gesso, elétrica, esquadrias e móveis planejados;

Este piso não pode ser instalado em ambientes sujeitos à lavagem ou derramamentos de água (banheiros, cozinhas, lavanderias) e em áreas externas ou passíveis de serem molhadas;

Veja também: Vantagens e características dos pisos laminados.

É exigido nas instalações


- Um espaço mínimo de 12 mm junto às paredes ou quaisquer obstáculos (colunas, móveis fixos, tubulações, etc.) para o trabalho de dilatação do piso mediante as variações de temperatura e umidade ambiente;

- A colocação de junta de dilatação nas portas e passagens para outros cômodos;

- A colocação de juntas de dilatação em ambientes maiores que 100 m², dividindo em partes o ambiente;

- A colocação de perfil de transição nos locais onde encontra com outro tipo de piso.
Definir o padrão ou desenho da instalação:

No caso de instalação de divisórias o piso não deve ficar embaixo da parede;

Após abertas as caixas, instalar imediatamente, evitando deixar peças desembaladas por muitas horas, de um dia para outro, por exemplo;


Verificado o Contrapiso

A adequação da base é fundamental para a correta instalação, exigindo cuidado para que:


1- O contrapiso fique firme, evitando a movimentação vertical do piso quando submetido à cargas – principalmente ao tráfego – cuja percepção é desagradável além de produzir ruídos (rangido);

2- Não tenha movimentação horizontal, com deslocamento das peças, abrindo as juntas;

3- Não ocorra atrito com detritos que não foram removidos;

4- Fique isento de umidade que pode causar danos ao piso, além de produzir mofo e mau cheiro no ambiente;

5- Esteja limpo antes de iniciar a instalação. Usar vassoura e/ou aspirador de pó, removendo detritos e poeira.

Veja também: Passo-a-passo para fazer um contra-piso.

Passo-a-passo de como instalar Piso Laminado

Instalação da Manta: A manta instalada entre o piso e contra-piso deve ser de espessura mínima de 2mm, que possibilite uma boa acomodação do piso e um isolamento acústico satisfatório.

A função da manta é reter eventual umidade que possa vir do contrapiso e combater irregularidades de até 3mm.




As faixas de manta devem ser sobrepostas e coladas pelo seu adesivo próprio.

A manta deve ser colocada no sentido contrário ao sentido do piso a ser instalado, deixando 1 cm sobrando sobre as paredes.

Para o acabamento perfeito os batentes devem ser cortados. Com o auxílio de um lápis marque nos batentes da porta a parte a ser cortada. O corte deve ter profundidade de 15 mm para permitir a dilatação do piso. Fixe o perfil base no contrapiso com bucha e parafusos. Certifique se a porta tem mobilidade.

Instalação das réguas: A instalação das réguas deve começar com o encaixe macho voltado para a parede. Deve ser respeitado o espaço para dilatação e contração de 15 mm entre o piso e a parede (utilize os espaçadores).




Verifique se a parede é reta, de tal forma que o rodapé possa cobrir o espaço de dilatação. Caso a parede onde for iniciada a instalação seja torta, desenhe o contorno dela na primeira fileira de réguas. Em seguida, corte as réguas na linha marcada.
Ao planejar o desenho para a instalação a distância do topo de uma régua (piso) a outra deve ser de no mínimo 1/3 do comprimento da régua. Evite que no sentido da largura haja uma fileira de réguas de dimensão inferior a 5 cm ou no sentido do comprimento evitar que haja uma régua menor que sua largura.

Instalação do piso laminado com encaixe CLICK

Corte de portas e batentes, caso necessário. O corte das portas deve considerar a espessura do piso + espessura da manta + altura do perfil da junta de dilatação, deixando a livre movimentação da porta.

Cobrindo toda a área é estendido o filme plástico, quando necessário, e a manta de polietileno. O plástico é desenrolado sobre o contrapiso em faixas sucessivas, lado a lado, com uma sobreposição de 20 cm de uma faixa para outra e colada com fita adesiva plástica. Subir 3 a 4 cm na parede onde será coberta pelo rodapé. A manta de polietileno é estendida por cima, cobrindo toda a superfície.




Após a preparação é executada a instalação do piso e, a seguir, a finalização da obra com a colocação de rodapés, perfis de dilatação nas portas e outros acessórios necessários.

Nas portas de banheiros, cozinha e outras áreas sujeitas a serem molhadas é necessária a aplicação de silicone nos acessórios (perfis de dilatação e transição) para impedir a passagem de água, atingindo o piso.Finalmente deve ser feita a limpeza geral de acordo com as instruções de limpeza e manutenção.


Veja o vídeo abaixo para maior entendimento e esclarecimento de dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como carregar SACOS DE CIMENTO de 50kg sem muito esforço!

UMIDADE subindo pela parede? Aprenda como resolver esse problema!

Misture AÇÚCAR no concreto e dê adeus às FISSURAS - Entenda!

Chuveiro com POUCA PRESSÃO? Passo-a-passo de como aumentar!

40 PLANTAS BAIXAS - Projetos de casas em DWG - Baixar Grátis!