Como instalar Piso Laminado, passo-a-passo!


instalação piso laminado

Veja o passo a passo da instalação de pisos laminados, do início ao fim e dicas de cuidados que devem ser tomados antes de começar o trabalho e durante o processo de fixação no chão.

Os serviços de colocação devem ser iniciados somente após cuidadosa vistoria do ambiente, do material recebido e do planejamento da execução.

Para evitar danos ao piso, sua colocação deve ser feita como complemento final da obra, depois de encerradas as demais instalações: pintura, gesso, elétrica, esquadrias e móveis planejados;

Este piso não pode ser instalado em ambientes sujeitos à lavagem ou derramamentos de água (banheiros, cozinhas, lavanderias) e em áreas externas ou passíveis de serem molhadas;

É exigido nas instalações

  • Um espaço mínimo de 12 mm junto às paredes ou quaisquer obstáculos (colunas, móveis fixos, tubulações, etc.) para o trabalho de dilatação do piso mediante as variações de temperatura e umidade ambiente;
  • A colocação de junta de dilatação nas portas e passagens para outros cômodos;
  • A colocação de juntas de dilatação em ambientes maiores que 100 m², dividindo em partes o ambiente;
  • A colocação de perfil de transição nos locais onde encontra com outro tipo de piso.
  • Definir o padrão ou desenho da instalação;
  • No caso de instalação de divisórias o piso não deve ficar embaixo da parede;
  • Após abertas as caixas, instalar imediatamente, evitando deixar peças desembaladas por muitas horas, de um dia para outro, por exemplo.

Instalação do Piso Laminado

1 - Instalação da Manta

A manta instalada entre o piso e contrapiso deve ser de espessura mínima de 2mm, que possibilite uma boa acomodação do piso e um isolamento acústico satisfatório.

A função da manta é reter eventual umidade que possa vir do contrapiso e combater irregularidades de até 3 milímetros.

manta piso laminado

As faixas de manta devem ser sobrepostas e coladas pelo seu adesivo próprio.
A manta deve ser colocada no sentido contrário ao sentido do piso a ser instalado, deixando 1 cm sobrando sobre as paredes.

Para o acabamento perfeito os batentes devem ser cortados. Com o auxílio de um lápis marque nos batentes da porta a parte a ser cortada. O corte deve ter profundidade de 15 mm para permitir a dilatação do piso. Fixe o perfil base no contrapiso com bucha e parafusos. Certifique se a porta tem mobilidade.

2 - Instalação das réguas: 

A instalação das réguas deve começar com o encaixe macho voltado para a parede. Deve ser respeitado o espaço para dilatação e contração de 15 milímetros entre o piso e a parede (utilize os espaçadores).

instalação regua piso laminado

Verifique se a parede é reta, de tal forma que o rodapé possa cobrir o espaço de dilatação. Caso a parede onde for iniciada a instalação seja torta, desenhe o contorno dela na primeira fileira de réguas. Em seguida, corte as réguas na linha marcada.

Ao planejar o desenho para a instalação a distância do topo de uma régua (piso) a outra deve ser de no mínimo 1/3 do comprimento da régua. Evite que no sentido da largura haja uma fileira de réguas de dimensão inferior a 5 centímetros ou no sentido do comprimento evitar que haja uma régua menor que sua largura.

Colocação do laminado com encaixe CLICK

Corte de portas e batentes, caso necessário. O corte das portas deve considerar a espessura do piso + espessura da manta + altura do perfil da junta de dilatação, deixando a livre movimentação da porta.

Cobrindo toda a área é estendido o filme plástico, quando necessário, e a manta de polietileno. O plástico é desenrolado sobre o contrapiso em faixas sucessivas, lado a lado, com uma sobreposição de 20 cm de uma faixa para outra e colada com fita adesiva plástica. 

Subir 3 a 4 centímetros na parede onde será coberta pelo rodapé. A manta de polietileno é estendida por cima, cobrindo toda a superfície.

Colocação do laminado com encaixe CLICK

Após a preparação é executada a instalação do piso e, a seguir, a finalização da obra com a colocação de rodapés, perfis de dilatação nas portas e outros acessórios necessários.

Veja: como colocar rodapés.

Nas portas de banheiros, cozinha e outras áreas sujeitas a serem molhadas é necessária a aplicação de silicone nos acessórios (perfis de dilatação e transição) para impedir a passagem de água, atingindo o piso. Finalmente deve ser feita a limpeza geral de acordo com as instruções de limpeza e manutenção.

Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Favor, informações:

    Meu nome é Nilson F Constancia.

    Resido aqui em São Paulo
    na região da Zona Leste, e,
    eu estou entrando
    em contato para verificar se no
    momento vocês estão contratando
    funcionários para as Vagas de
    Ajudante Geral de Instalação
    de Pisos Laminados e Vinilico
    (mesmo sem experiência), e,
    se estiverem contratando, peço
    a gentileza de me informarem
    qual é o procedimento para
    que eu possa participar do
    processo seletivo.

    Vou iniciar um Curso de Especialização
    em Instalação de Piso Laminado
    e Vinilico e já estou a disposição
    para trabalhar na área como
    ajudante geral.

    Agradeço a atenção e fico no aguardo
    de maiores informações!

    Meus Contatos:

    11 9 4087-8869
    11 9 7163-9142
    11 9 7468-0237

    Até mais!

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!