Como preparar Argamassa: passo a passo completo


aprenda como preparar argamassa

Aprenda os passos para fazer uma boa argamassa, com a quantidade de materiais certos para a execução dos projetos de construção.

A argamassa é um dos materiais mais importantes na construção, pois é utilizada para unir blocos, tijolos ou pedras. É uma mistura da quantidade certa de água, cimento, areia e, às vezes, outros aditivos que visam melhorar as características dessa massa, como sua resistência, durabilidade e trabalhabilidade. 

Na matéria de hoje, vamos ensinar como preparar corretamente a argamassa para construção, destacando os aspectos mais importantes para uma boa mistura e que o serviço fique com boa qualidade.

Tipos de argamassa e seu uso

Existem alguns tipos de mistura usadas na obra, então destacarei algumas e para que são usadas. Confira abaixo.

  • Argamassa simples: É a mistura mais básica de cimento, areia e água, usada para assentar tijolos, blocos e outros tipos de material de construção. É uma mistura de baixa resistência, ideal para trabalhos de construção de baixa intensidade.
  • Argamassa de reboco: mistura de cimento, areia e água usada para preencher irregularidades nas paredes ou superfícies. É uma mistura de média resistência, usada para trabalhos de acabamento em paredes, muros e tetos.
  • Argamassa de assentamento de pisos: É uma mistura de cimento, areia, água e aditivos especiais usada para assentar pisos cerâmicos, porcelanatos e outros tipos de revestimentos. É uma mistura de alta resistência, ideal para trabalhos de construção de alta intensidade.
  • Argamassa de revestimento: É uma mistura de cimento, areia, água e aditivos especiais usada para revestir paredes e tetos. É uma mistura de alta resistência, ideal para trabalhos de construção de alta intensidade.
  • Argamassa colante: É uma mistura de cimento, areia, água e aditivos especiais usada para unir materiais de construção, como tijolos, blocos, pedras, etc. É uma mistura de alta aderência, ideal para trabalhos de construção que requerem união de diferentes tipos de materiais.
  • Argamassa refratária: É uma mistura de cimento, areia, água e aditivos especiais usada para construir fornos, lareiras, churrasqueiras e outros tipos de estruturas sujeitas a altas temperaturas. É uma mistura de alta resistência ao calor, ideal para trabalhos de construção que exigem alta resistência térmica.

Passo a passo do preparo da argamassa

Para fazer a argamassa de construção basta seguir alguns passos de um processo simples, mas que requer atenção aos detalhes para garantir a qualidade da mistura com o traço correto

1 - Preparação dos materiais: Reúna todos os materiais necessários, incluindo cimento, areia, água e eventuais aditivos. Certifique-se de que todos os materiais estejam limpos e secos.

2 - Traço: As proporções corretas de cimento, areia e quantidade de água são fundamentais para garantir a qualidade da massa, mas em geral, a proporção recomendada é de 1 parte de cimento para 3 partes de areia e água suficiente para formar uma mistura homogênea.

Veja também: tabela com os traços de concreto.

No entanto, é importante lembrar que pode variar um pouco para cada tipo de estrutura. Portanto, verifique as especificações do fabricante para garantir que você esteja usando as proporções corretas para o tipo de cimento.

3 - Escolha uma área plana e limpa para misturar a os materiais. Se necessário, retire o solo ou coloque uma camada de areia para criar uma superfície nivelada para que não escorra água junto com o cimento.

4 - Mistura dos materiais secos: Coloque a areia e o cimento em uma caçamba, recipiente grande ou betoneira e misture bem com a enxada se necessário até formar uma pasta homogênea, ou seja, bem misturada.

5 - Adição da água: Adicione uma boa quantidade água aos poucos, misturando a argamassa com uma pá, enxada ou betoneira até obter a consistência desejada. É importante não adicionar muita água de uma vez, pois isso pode afetar a qualidade da argamassa, deixando ela muito mole.

6 - Adição de aditivos: Se você estiver usando algum tipo de aditivo, adicione-o agora e misture. Siga as instruções do fabricante quanto à quantidade e uso dos aditivos.

Veja também: 
7 - Mistura final: Continue misturando por mais alguns minutos para garantir que todos os ingredientes estejam bem misturados e a argamassa esteja homogênea. Então, verifique a consistência e está pronta para a aplicação.

Agora é com você! Espero ter esclarecido suas dúvidas, portanto não esqueça de deixar um comentário e compartilhar com mais pessoas que precisam saber como preparar a argamassa de construção da forma correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...