Inicio » , , » ARGAMASSA - Como preparar e aplicar corretamente!

ARGAMASSA - Como preparar e aplicar corretamente!


ARGAMASSA - PREPARO E APLICAÇÃO
As argamassas, junto com os elementos de alvenaria, são os componentes que formam a parede de alvenaria não armada, sendo a sua função:

- unir solidamente os elementos de alvenaria;
- distribuir uniformemente as cargas;
- vedar as juntas impedindo a infiltração de água e a passagem de insetos, etc...

As argamassas devem ter boa trabalhabilidade. Difícil é aquilatar esta trabalhabilidade, pois são fatores subjetivos que a definem. Ela pode ser mais ou menos trabalhável, conforme o desejo de quem vai manuseá-la. Podemos considerar que ela é trabalhável quando distribui-se com facilidade ao ser assentada, não "agarra" a colher do pedreiro; não endurece rapidamente permanecendo plástica por tempo suficiente para os ajustes (nível e prumo) do elemento de alvenaria.

Veja também: Planilha para calcular a quantidade de argamassa necessária.

Preparo da argamassa para assentamento de alvenaria de vedação
A argamassa de assentamento deve ser preparada com materiais selecionados, granulometria adequada e com um traço de acordo com o tipo de elemento de alvenaria adotado. Podem ser preparadas:

a) - Manualmente



b) - Com betoneira



Traço de argamassa em latas de 18 litros para argamassa de assentamento

Aplicação

Tradicional
: onde o pedreiro espalha a argamassa com a colher e depois pressiona o tijolo ou bloco conferindo o alinhamento e o prumo:


Cordão: onde o pedreiro forma dois cordões de argamassa, melhorando o desempenho da parede em relação a penetração de água de chuva, ideal para paredes em alvenaria aparente.


Quando a alvenaria for utilizada aparente, pode-se frisar a junta de argamassa, que deve ser comprimida e nunca arrancada, conferindo mais resistência além de um efeito estético.

Os frisos a,b,c são os mais aconselháveis para painéis externos pois evita o acúmulo de água.


MÃOS À OBRA!!

0 comentários :

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!