Inicio » , » Diferença da Argamassa AC1, AC2 e AC3 - Saiba qual usar!

Diferença da Argamassa AC1, AC2 e AC3 - Saiba qual usar!


Definição de argamassa:

Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo (areia) e água, podendo conter ainda aditivos e adições minerais.

A argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, revestimentos cerâmicos, laminados, etc.

Função da argamassa:

1- Proteger a base, usualmente de alvenaria e a estrutura da ação direta dos agentes agressivos contribuindo para o isolamento termoacústico e a estanqueidade à água e aos gases.

2- Permitir que o acabamento final resulte numa base regular, adequada ao recebimento de outros revestimentos, de acordo com o projeto arquitetônico, por meio da regularização dos elementos de vedação.

Propriedades essenciais das argamassas:
  • Trabalhabilidade, especialmente consistência, plasticidade e adesão inicial;
  • Retração;
  • Aderência; 
  • Permeabilidade à água;
  • Resistência mecânica, principalmente a superficial;
  • Capacidade de absorver deformações.
Diferença entre as argamassas AC1, AC2 e AC3:

AC 1:  É normalmente utilizada para assentar revestimentos e pisos cerâmicos em áreas internas e que não estão sujeitas a umidade.

AC 2: Pode ser usada em áreas externas e internas. Tem grande capacidade de absorver as variações de temperatura, umidade e ações do vento.

AC 3: Essa é a mais aderente dentre os três tipos de argamassa. Por isso, ela é indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos em fachadas, assentamento de revestimento em piscinas e para assentamento de revestimentos de placas grandes, maiores do que 60x60 centímetros.

Mesmo sabendo tudo isso, recomendo que assista o vídeo abaixo para um maior entendimento e esclarecimento sobre diversos cuidados a serem tomados na hora de escolher a argamassa.



0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial