Como Assentar Porcelanato 60x60, passo-a-passo!


assentar porcelanato 60x60

Aprenda como fazer o assentamento das peças de piso porcelanato no tamanho 60 x 60 ou algum outro formato parecido com esse. Dessa forma, você evita erros, desperdício de material e retrabalho.

Mas antes disso, deixa eu te falar um pouco sobre os cuidados necessários que devem ser tomados antes de começar a assentar os pisos no loca desejado.

Cuidados no assentamento de pisos

Prepare o local

Nivele o piso, eliminando irregularidades e corrigindo deformidades, pois a superfície deve estar firme e estável, sem rachaduras ou fissuras que possam comprometer a durabilidade do piso porcelanato.

Também é importante que o piso esteja limpo, seco, livre de poeira e resíduos que possam interferir na aderência do revestimento com a argamassa.

Escolha da argamassa

É importante escolher uma argamassa de qualidade, que seja compatível com o tipo de piso e com a superfície onde ele será instalado. 

Nós temos uma matéria aqui no site onde falamos da diferença entre as argamassas AC1, AC2 e AC3. Acesse e veja qual se encaixa melhor ao tipo de piso que você deseja aplicar no ambiente.

Verificação do nivelamento

Pode-se utilizar uma régua ou um nível a laser para verificar se o piso está nivelado e se há irregularidades que precisam ser corrigidas. O nivelamento adequado é fundamental para evitar problemas como o aparecimento de rachaduras ou o descolamento do piso porcelanato.

Veja: como tirar o nível dos pisos.

Armazenamento

O piso porcelanato deve ser armazenado em local adequado e seguro, protegido da umidade e de variações bruscas de temperatura. 

Também é importante evitar empilhar as peças em excesso ou colocá-las na posição vertical, pois isso pode provocar o empenamento, tirar lascas das pontas ou a quebra das peças. 

Portanto, as peças devem ser armazenadas em local plano e nivelado, preferencialmente em pallets de madeira para que os pisos não tenham contato com a umidade do chão.

Paginação

É importante planejar a disposição das peças, a fim de evitar desperdício e garantir um acabamento estético adequado, para isso é feito a paginação dos pisos, onde o azulejista verifica qual a melhor posição das peças e por onde começar o trabalho, evitando muitos recortes e desperdícios. 

Defina o sentido da instalação, a disposição das juntas e a quantidade de peças necessárias para cada ambiente, evitando problemas como o corte excessivo de peças ou a falta de material para completar a instalação.

Veja: Como fazer a paginação dos pisos.

Quantidade de pisos

É recomendável adquirir um mínimo de 5% a mais de material do que o necessário, para cobrir eventuais perdas e garantir que não falte material durante a instalação, pois sempre acontece de quebrar algumas e o recorte dos cantos sempre consomem mais do que o planejado. 

Verifique também se as peças adquiridas são do mesmo lote, para garantir uma uniformidade de cor e textura.

Passo-a-passo do assentamento de pisos 60 x 60

Agora que você já sabe todos os cuidados que devem ser tomados antes de começar o trabalho, assista um vídeo onde mostra todo o passo a passo de como assentar pisos porcelanatos do tamanho 60x60 ou formatos de tamanho similar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!