Pilar Quadrado ou Redondo, qual a melhor opção?


pilar quadrado e redondo

Se você está em dúvida de qual o formato o pilar deve usar na construção, redondo ou retangular (ou quadrado para algumas pessoas), você veio ao lugar certo para resolver essa questão.

Para ficar mais claro qual a melhor seção de pilar, precisamos definir alguns conceitos. Primeiro que a engenharia não trabalha com o termo "melhor" de forma absoluta. 

É muito mais convencional utilizar o termo "eficiência", pois quando falamos em eficiência, levamos em conta alguns conceitos mais amplos, como: durabilidade, economia e a praticidade.

Então, todos esses fatores serão importante para definir qual a melhor seção de pilar utilizar em determinada obra.

Pois, além de querermos fazer sempre uma construção bonita, precisamos estar atento às normas técnicas para evitar problemas com a segurança, ser uma obra prática e que não seja tão cara para o bolso de quem paga.

Os pilares podem ter diferentes formas, como redondas, quadradas, retangulares ou outras formas complexas, dependendo do projeto e das necessidades estruturais. Cada forma de pilar tem vantagens e desvantagens específicas.

Vantagens do pilar redondo

O pilar redondo oferece uma melhor distribuição de cargas estruturais, pois como não possui cantos, ele pode suportar mais peso do que um pilar quadrado de tamanho semelhante. 

Outro fator é que  por não ter cantos, um pilar redondo tem uma maior capacidade de resistir a forças externas, como ventos e abalos sísmicos. Por isso, é uma escolha comum para projetos em áreas com maior incidência de ventos e terremotos.

Outra vantagem do pilar redondo é o seu apelo estético. Devido à sua forma suave e arredondada, ele pode criar uma aparência mais suave e elegante em edifícios e estruturas, sendo frequentemente escolhido por arquitetos e designers para esse fim.

Vantagens do pilar quadrado

Uma das principais vantagens do pilar quadrado é a sua capacidade de suportar cargas verticais. Isso o torna ideal para construções altas, como edifícios comerciais e residenciais, onde é necessário suportar grandes quantidades de peso. 

Como a seção transversal do pilar é quadrada, é possível distribuir a carga de maneira uniforme em todas as direções, o que aumenta ainda mais a capacidade de suporte do pilar.

Outra vantagem do pilar quadrado é a sua flexibilidade de design, pois como pode ser fabricado em diferentes tamanhos e materiais, o pilar quadrado é uma opção versátil para muitos projetos de construção. 

Isso significa que arquitetos e engenheiros podem escolher a opção mais adequada para o projeto específico, levando em consideração fatores como o tamanho do edifício, o local onde ele será construído e o orçamento disponível.

Além disso, ele é relativamente fácil de construir e instalar, com caixarias mais simples, o que pode resultar em economia de tempo e dinheiro na construção de edifícios ou outras estruturas. 

Leia também: 
Agora que você já sabe disso, assista o vídeo abaixo até o final para saber qual a melhor opção de pilar para utilizar na sua obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata