Saiba qual a diferença de coluna, pilar, laje e viga!
Agora iremos esclarecer essa dúvida para você.
O que é uma Coluna?
São elementos dispostos verticalmente, importantíssimos na sustentação, principalmente, das vigas. Historicamente, as colunas assumiram diversas formas, sendo inclusive elemento decorativo, por apresentar ornamentos.Hoje, elas ganharam formas limpas e, geralmente, ficam “escondidas” junto com as paredes, o que pode levar leigos a se equivocarem em uma reforma, desestruturando uma obra.
Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto.
O que é um Pilar?
É quase igual a coluna, no entanto, o pilar é uma coluna mais simples.É um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações.
Uma coluna sustenta paredes e tetos, um pilar sustenta estruturas inteiras...
Um ex. em um prédio, temos as colunas que começa no subsolo e vai até o último andar, mas também temos nas garagens os pilares.
O que é uma Viga?
As vigas vêm acima das colunas, na posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir todo o peso da laje e outros elementos para as colunas, estruturando a obra como um todo.
O que é uma Laje?
As vigas estão acima das colunas. A laje, por sua vez, vem acima das vigas. Ela é responsável pela divisão dos pavimentos de uma construção. Como uma lâmina horizontal, a laje é tradicionalmente feita com concreto armado, mas, por motivos de economia, é comum a utilização de material cerâmico e, mais recentemente, também o isopor, que atua como isolante térmico.Veja também: como fazer a laje.
Comentários
Muito bom esse site.
Mas, se eu pedir mais detalhes sobre estruturas e matérias mais baratas e eficientes, pago?
Terminei de cavar o baldrame, agora que saber:
1- posso fazer com tijolo baiano o térreo e o sobre piso?
São cômodos de 12, 15 o maior tem uma 20 m².
Então, posso usar tijolo baiano em báixo e em cima, ou tem que ser com bloco de cimento?
Obrigado desde já Gabriel.
Terminei de cavar o baldrame, agora que saber:
1- posso fazer com tijolo baiano o térreo e o sobre piso?
São cômodos de 12, 15 o maior tem uma 20 m².
Então, posso usar tijolo baiano em báixo e em cima, ou tem que ser com bloco de cimento?
Obrigado desde já Gabriel.
Coluna:
Estrutura vertical que pode ser de transferência de carga e/ou estética;
Formato: Cilíndrico.
Pilar:
Estrutura vertical que pode ser de transferência de carga e/ou estética que não estar encostada em parede nenhuma. Livre;
Formato: Quadrada, retangular ou outro formato, desde que não seja cilíndrica.
Pilastra:
Estrutura vertical que pode ser de transferência de carga e/ou estética que pode estar encostada, engastada ou dentro da parede (pode ser de alvenaria, gesso, madeira, reciclada,...);
Formato: Quadrada, retangular ou outro formato, desde que não seja cilíndrica.
OS PRINCIPAIS MOTIVOS DAS SEÇOES TRANSVERSAIS DE VIGAS NÃO SEREM CIRCULARES? DEPOIS , DESCREVA A IMPORTANCIA DA APLICAÇÃO DE SEÇOES CIRCULARES EM PILARES E COLUNAS?
O principal motivo para a aplicação de seções circulares em pilares (colunas) é muito mais pela estética do que sua resistência. As seções circulares apresentam maiores momentos de inércia, quando comparadas com uma seção retangular de mesma área, o que acarretam em maiores resistências. Porém, como disse anteriormente, a construção dessas seções não são tão práticas quanto a de uma seção retangular o que não justificaria fazer um pilar/viga de seção circular "escondida" pela alvenaria e forros.
Por exemplo:
Entre a sala e o quarto tem uma viga que atravessa de uma ponta a outra do edifício mas a parede abaixo "entre o quarto e a sala", feita de tijolos conheconhecidos como "tijolo baiano" pode ser retirada?
Conversei com alguns engenheiros e sempre me disseram que qualquer parede abaixo de uma viga pode ser retirada, pois uma parede de tijolos de cerâmica não são utilizados para sustentar a viga de um edifício. As vigas são apoiadas nas colunas.
NUNCA SE DEVE RETIRAR PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL!
E se encavaletar essa viga o quanto posso diminuir na espessura dela