Aprenda como fazer FÔRMAS de pilar, viga e laje!


fôrmas para pilar, viga e laje

Aprenda como fazer a montagem das fôrmas de madeira para a concretagem de lajes, pilares e vigas de construção.

Fôrmas são as estruturas provisórias, geralmente de madeira, destinadas a dar forma e suporte aos elementos de concreto até a sua solidificação. Além da madeira, que pode ser reutilizada várias vezes, tem sido difundido, ultimamente, o uso de fôrmas metálicas e mistas, combinando elementos de madeira com peças metálicas, plásticos, papelão e pré-moldados.

Na construção civil, sempre foi certo consenso deixar para que encarregados e mestres ficassem responsáveis pela definição das fôrmas, acreditando-se no critério adotado para dimensionamento prático fosse suficiente para garantir a estabilidade das estruturas provisórias. 

Pouca atenção foi dispensada para os custos decorrentes da falta de um rigor maior no trato das fôrmas. Atualmente, com o alto custo da madeira, a necessidade de maior qualidade (controle tecnológico dos materiais), a redução das perdas (materiais e produtividade da mão-de-obra), redução de prazos de entrega (competitividade) etc.

É imperioso que o engenheiro dê a devida importância ao dimensionamento das fôrmasescoramentos provisórios considerando os planos de montagem e desmontagem e o reaproveitamento na mesma obra.

Passo a passo das fôrmas

Primeiro quero mostrar os detalhes básicos que você deve seguir para construir as fôrmas de madeira para a concretagem de um pilar, viga ou laje. São os seguintes:

1 - Prepare os materiais e ferramentas necessários: tábuas de madeira, serra de esquadria, furadeira, martelo, pregos ou parafusos, além do projeto ou desenho das formas com as medidas e dimensões exatas.

2 - Comece cortando as peças de madeira para as formas usando a serra, de acordo com as medidas e dimensões do projeto. As peças devem incluir as laterais das formas, a base e o topo.

3 - Use pregos ou parafusos para montar as peças de madeira juntas, formando as caixarias para a estrutura que será concretada. Certifique-se de que estão niveladas e retas antes de continuar.

4 - Adicione os ferros no interior de acordo com o projeto. Ele deve ser colocados de maneira adequada e ancorado.

5 - Aplique a concretagem no interior da forma de madeira, preenchendo-a completamente e alisando a superfície para que fique lisinho.

6 - Deixe a concretagem secar completamente antes de remover as madeiras da caixaria. É importante fazer isso com cuidado para evitar danificar a estrutura ou lascar as quinas.

7 - Verifique a qualidade do pilar, viga ou laje antes de prosseguir com a construção.

Veja também: 
Agora que você já sabe os princípios, veja a apostila abaixo que mostra todos os passos, todos os detalhes que você deve seguir para construir as fôrmas de madeira para fazer o pilar, viga e laje.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)