Aprenda como CARPIR ou CAPINAR o mato corretamente!



Capinar o mato é uma das atividades mais comuns de quem vive na roça. Quem possui uma chácara, fazenda ou terreno precisa ficar atento para que o mato não cresça tanto. Para isso que os trabalhadores do campo carpem o mato, com o objetivo de deixar a terra sempre com a grama e vegetação baixa.

As pessoas que são novas no assunto ou que recentemente começaram os trabalhos no campo provavelmente têm algumas dúvidas sobre como fazer esse tipo de trabalho.

Neste artigo mostraremos algumas dicas para você fazer essa tarefa.

1. A primeira coisa que você precisa é arrumar uma enxada de boa qualidade. Essa ferramenta é o que vai garantir o sucesso do seu trabalho.

2. Você deve estar protegido. Coloque um boné para que o sol não vá direto no seu corpo e você tenha problemas de pele no futuro. É importante você capinar o mato usando botas, para que não corra risco de a enxada manter no seu pé e lhe machucar.

3. Preste atenção na sua postura. Mantenha as costas eretas e uma perna à frente da outra. Quando estiver carpindo o mato, deixe o pé que está na frente na posição vertical, para que a enxada não mata na sua canela e o machuque.

Veja também: faça uma enxada desempenadeira para piso.

4. Cuide da alimentação. Como esta é uma atividade cansativa, evite comer coisas pesadas antes de carpir o mato. Você pode ficar com a tarefa comprometida por conta da indisposição.

Importante: Não deixe o mato que você está carpindo misturado com a terra, porque ele pode pegar de novo.
Espalhe o mato misturado com a terra com o pé.

Essa atividade não tem segredo. Siga todas as dicas passadas nesse passo a passo e com certeza e você não terá problemas. Quando perceber que a grama e o mato estão ficando altos, é só começar a aplicar as suas técnicas que você aprendeu neste artigo. No fim você verá que a atividade não é um bicho de sete cabeças e deixa o seu terreno, chácara ou fazenda muito mais bonitos e com um visual mais limpo.

Comentários

  1. Só deram dicas de proteção mais não aprendi nada sobre carpir !

    ResponderExcluir
  2. Só deram dicas de proteção mais não aprendi nada sobre carpir !

    ResponderExcluir
  3. Amanhã irei capinar um lote para um amigo da minha mãe. Vai ser a minha primeira vez que vou capinar um lote, porém será de manhã. Estou com medo de que não saia bem '-'

    ResponderExcluir
  4. fraco! nao explicou qual lado da enxada eu uso, nao explica pq tem um nó no lado oposto do corte da enxada, e o que eu faço com o mato cortado? meto fogo?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Achei de muito proveito, vou capinar, de pouco a pouco
    Sou muito grata

    ResponderExcluir
  6. Não se aprende tudo em uma aula só aprendi coisas que não sabia muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. oi nao tenho enxas mas tenho 2 bones acho q isso serve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí Você Vai Capir O Mato Com A Mão!;:?

      Excluir
  8. Sempre capinei nunca tive críticas ao contrário elogios, e hoje fui capinar o terreno (chácara) e o dono falou "ta tudo errado" e repetiu várias vezes"Isso aí vai brotar de novo" isso aqui vai ter que capinar tudo de novo". Não entendi nada fiquei esperando ele terminar de falar pra mim entender o motivo :/ aí ele disse que capinei errado que tenho que furar o chão com a enchada e arrancar a raíz" deu vontade de falar "Oxi sou trator não" por educação fiquei quieto.... gente o negócio tava bravo viu mato autão cipó, Formiga quente, fora as aipim
    dele atrapalhando esperava pelo menos um elogios :/ agora entendi porque todo mundo ta correndo dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!

Medidas dos Canos de PVC: saiba a Bitola dos Tubos!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!