Enxada com dobradiça para evitar dor na coluna dos pedreiros!


enxada tipo colher argamassa piso


Aprenda como construir uma enxada com dobradiça que serve como desempenadeira para espalhar a argamassa de assentamento do piso.

Se tem uma coisa que é um incomodo grande na vida do trabalhador da construção civil é a dor na coluna, devido a grandes períodos de tempo abaixado realizando algum serviço ou também devido a uma posição desconfortável durante o dia de trabalho.

Para fazer o assentamento de pisos porcelanatos ou cerâmicos e azulejista precisa ficar durante horas abaixado espalhando a argamassa e espalhando ao mesmo tempo que fixa a peça no ambiente desejado.

Portanto, devido a isso e outros fatores, os problemas de dores nas costas são frequentes e as pausas durante o dia de trabalho na obra são inevitáveis para a recuperação.

Pensando nisso, o azulejista Roberto Machado e o canal Faça Sua Obra inventaram essa enxada com dobradiça e com regulagem para espalhar a argamassa no contrapiso antes de fazer o assentamento do piso. Veja como produzir a sua.

Passo-a-passo da enxada desempenadeira

1 - Pegue uma enxada e apoie ela numa superfície firme com a parte cortante para cima.

2 - Faça marcações de aproximadamente 1,5 centímetros de distância, ou como preferir, para cortar e fazer os "dentes" como se fosse uma desempenadeira.

enxada desempenadeira piso

3 - Com uma serra elétrica faça os cortes dos "dentes".

4 - Agora, você vai precisar cortar a parte de ferro da enxada para que seja fixada a dobradiça de regulagem. Corte a uma distância aproximada de 7 centímetro da extremidade do cabo.

5 - Solde uma dobradiça na parte de baixo da enxada, unindo as duas partes cortadas.

solda dobradiça enxada

6 - Feito isso, no lado aposto que foi fixado a dobradiça, solde 2 porcas paralelamente, com distância aproximada de uns 2 centímetros. Dentro dessas 2 porcas será colocado um pedaço de metal com rosca, tipo um parafuso grande para poder movimentar a regulagem.

7 - Agora, obtenha uma barra de metal do tamanho da metade do cabo da enxada. Solde essa barra em cima da pedaço de metal com rosca.

solda enxada desempenadeira

8 - A outra ponta da barra de metal será soldada em uma outra peça de metal que será inserida no cabo de madeira da enxada. Será com essa peça inserida que você irá empurrar e puxar para regular a altura da massa que você quer deixar no contrapiso.

Pronto, agora você já tem uma enxada com dobradiça que facilita bastante o dia de trabalho de um profissional da construção civil e evita dores nas costas de ficar muito tempo abaixado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!