Como Soldar com Eletrodo Revestido, passo-a-passo!
O processo de soldagem é o método que faz a união de materiais através do aquecimento, podendo ser aplicado pressão e utilização de materiais de adição para a solda ou não.
Como funciona a solda com eletrodo revestido
A soldagem com eletrodo revestido é processo mais utilizado ultimamente. Esse processo é realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade do eletrodo metálico e a peça de trabalho que será soldada.Com o calor produzido pelo arco elétrico, o metal de base é fundido, a alma do eletrodo e o revestimento.
Então, através do arco, as gotas de metal fundidos são transferidas para a poça de fusão, e os gases produzidos durante a decomposição do revestimento protegem eles da atmosfera durante a solidificação juntamente com a escória.
O revestimento também tem a função de dar mais estabilidade ao arco e dar maior controle a forma do cordão de solda.
Leia também: passo-a-passo da solda com MIG.
Passo-a-passo da solda com eletrodo revestido
1- Regule a intensidade da corrente para o eletrodo que você está usando. Essa regulagem depende do seu tipo, diâmetro e posição de soldagem. Para saber a faixa de amperagem para cada tipo de eletrodo, consulte a tabela do fabricante. Veja uma pequena tabela de amperagem do eletrodo revestido logo abaixo.
2- Prepare o material que será soldado um próximo ao outro.
3- Peque o alicate de polo positivo e prenda o eletrodo na ponta dele bem firme no ângulo que você achar melhor de usar. O alicate do polo negativo é o aterramento elétrico que deve ser conectado também em algum ponto da peça.
4- Coloque os equipamentos de proteção individual, como óculos, luva, avental, máscara de solda e botas.
5- Ligue o equipamento de solda.
6- Ponteie as extremidades das peças que serão soldada para ficar mais firme, ou seja, dê um pingo de solda em cada ponta para que a peça não corra e saia fora do alinhamento.
7- Comece a soldar!
Toque a ponta do eletrodo revestido na peça para abrir o arco elétrico. Assim que o arco abrir, distancie alguns milímetros da peça para que a gota da alma do eletrodo caia sobre ela e possa fundir.
Atenção: não deixe o eletrodo muito tempo em contato com a peça durante a abertura do arco, pois poderá fura-la.
8- Repita esse processo diversas vezes, colocando a ponta do eletrodo na peça, levantando para que ele possa pingar e siga em diante com a linha de solda.
Atenção: cada pingo deve sobrepor ao anterior em aproximadamente 30%, ou seja, cada pingo deve ficar um pouco em cima do outro para evitar que fique buracos abertos, conforme o desenho abaixo.
9- Assim que terminar de soldar a peça, espere ela secar (jamais molhe a solda para que ela seque mais rápido) e bata nela levemente para retirar o excesso. Em seguida, você pode terminar a limpeza com uma escova de aço.
10- Para o acabamento da solda pronta, utilize uma lixadeira.
Detalhe importante: sempre lixe a peça na direção paralela a solda para evitar que fique calombos.
11- Comece lixando com a extremidade do disco da lixadeira para remover o excesso de solda mais pesado. Logo em seguida, assim que a solda estiver mais baixa, utilize o centro do disco para dar um melhor polimento, passando o disco levemente sobre a peça.
Pronto! Está feita a sua solda com sucesso!
Espero que tenham gostado desse tutorial. Se gostou deixe seu like e, se possível, compartilhe nas redes sociais para espalhar o conhecimento a outras pessoas que podem se interessar.
Muito bem explicado,principalmente a parte dos 30%de cobertura em cada pingo,muito obrigado.
ResponderExcluir