Como funciona Solda Mig/Mag e como soldar, Passo-a-passo!
No processo de soldagem ao arco elétrico com gás de proteção (GMAW, Gas Metal Arc Welding), que também é chamado de solda Mig/Mag, onde MIG significa Metal Inert Gas e MAG significa Metal Active Gas, o eletrodo consumível em forma de arame é alimentado continuamente e o metal de base é protegido por um gás de proteção.
Como funciona a solda MIG-MAG
O arco elétrico funde o arame (eletrodo nu consumível) continuamente, alimentando a poça de fusão em forma de gotas. O fluxo de gás inerte, ativo ou mistura de gases faz a proteção do metal de solda da contaminação do ar atmosférico.
Esse gás é injetado durante todo o processo de soldagem através de uma pré-regulagem da tocha de solda ou bocal da pistola.
A solda MIG/MAG pode ser feita de forma semiautomática ou automática, sendo que no processo semiautomático a pistola alimenta automaticamente o eletrodo nu consumível. O controle de ângulo de trabalho, deslocamento, inclinação da pistola, comprimento do arco, técnica de deposição e velocidade é tudo controlado pelo soldador.
Já no processo automático, a operação é controlada pelos comandos ajustados pelo soldador.
Vantagens da solda MIG/MAG
Suas vantagens em relação a solda TIG, eletrodo revestido e arco submerso são:
- Não tem necessidade de remoção da escória, basta ser feita uma limpeza simples;
- É indicado para soldar todos os metais, como: aço carbono, aço liga, inox, alumínio, níquel, cobre, etc.
- O eletrodo não tem comprimento limitado como o eletrodo revestido;
- Pode soldar em todas as posições, diferentemente do arco submerso;
- Não ocorre perda de pontas;
- Bem mais rápido que os outros processos de solda;
- Taxas de deposição maiores que as do eletrodo revestido. Recomendo que leia também: passo-a-passo da solda com eletrodo revestido.
- Menor distorção das peças;
- Aberturas largas são preenchidas com maior eficiência;
- Como a alimentação do arame-eletrodo é contínua, não é necessário fazer paradas e reinícios;
- O processo pode ser automatizado;
- Solda de excelente qualidade e acabamento;
- Baixo custo do arame consumível e da operação.
Equipamentos necessários para a soldagem
- Painel de controle;
- Tocha de soldagem ou pistola;
- Fonte de energia;
- Cabeçote para alimentação do arame;
- Mangueiras e cabos;
- Bobina de eletrodo ou arame;
- Fonte de suprimento regulada de gás de proteção.
Passo-a-passo de como soldar com MIG - MAG
Faça a inspeção de todo o equipamento, verificando as condições da tocha de soldagem, bocal, bico e difusor. Limpe todos esses itens, removendo os resíduos da soldagem anterior.
Faça a regulagem do equipamento conforme recomendação do fabricante quanto a tensão, velocidade do arame, espessura da chapa a ser soldada e a pressão do gás de proteção. Faça testes em um retalho de chapa.
Limpe bem a área que será soldada, removendo todas as impurezas, tinta, ferrugem e óleo para não dificultar a arco elétrico e uma má qualidade da solda.
No caso de soldagem de peças muito finas, não é recomendado fazer cordão de solda, pois o calor excessivo pode deforma-la. O mais recomendado nesse caso são os pontos intercalados.
A vazão de gás de proteção deve ser regulada em 10 vezes o diâmetro do bitola do eletrodo, ou seja, um arame de diâmetro 0,8 milímetros, a vazão do gás deve ser de 8 litros por minuto.
Coloque os equipamentos de proteção individual (EPI). O indicado para esse trabalho é o uso de máscara de solda com lente de proteção, abafador de ruídos, mangotes, avental, botas, óculos de proteção, luvas de couro, perneiras e máscara de proteção respiratória.
Feito tudo isso, chegou a hora de começar a soldar!
Prenda o alicate terra em algum ponto da área de soldagem.
Abra o arco elétrico encostando o eletrodo em um ponto da peça ou em um retalho de chapa.
Ponteie as duas extremidades das chapas que estão sendo soldadas para deixa-las mais firmes e evitar que se desloquem durante o processo.
Faça a solda da peça movendo a pistola para a direita e para esquerda (zigue-zague), e puxando para trás ou para frente como se fosse fazer um Z, mantendo sempre o arame na poça de fusão.
Dessa forma, a temperatura da peça é regulada, não faz furos, não sobrepõe o cordão de solda, cobre bem o local e tem um bom acabamento.
Pronto! Se você seguir os passos acima, não terá problema durante a soldagem e fará um ótimo serviço.
Se gostou das dicas, não deixe de compartilhar com quem pode se interessar pelo assunto.
Comentários
Postar um comentário