Como desentupir a pia da cozinha, passo a passo!



Para desentupi-la sem o auxílio de profissionais especializados, você pode seguir algumas dicas simples. Confira abaixo:

1 - Desentupidor de borracha

Primeiro, utilize um desentupidor de borracha que você encontra em qualquer supermercado para tentar desentupir o encanamento e observe após alguns instantes se conseguiu desobstruir a tubulação.

2 - Água fervendo no ralo

Caso não desentupa a tubulação, a segunda opção é jogar água fervendo no ralo da pia e em seguida observar se a água passou pelo encanamento.

3 - Produto químico desentupidor


Caso não funcione, a terceira opção é comprar um produto desentupidor químico líquido no supermercado para tentar desentupir novamente o encanamento da pia.

ATENÇÃO, para utilizar o produto químico, siga algumas dicas de segurança:

Afaste as crianças e animais domésticos do local onde será utilizado o produto.
Leia o rótulo e siga corretamente as instruções.
Sempre utilize luvas, óculos protetores ou máscaras.

É importante seguir algumas recomendações durante o uso do produto químico, como não utilizar o desentupidor de borracha e não aplicar o produto em superfície aquecida.

4 - Bicarbonato de sódio

Coloque bicarbonato de sódio (pode variar de 1 até 4 colheres de sopa, dependendo do quão entupida está sua pia) no buraco da pia. Aguarde por um minuto. Passado esse tempo, despeje uma xícara de vinagre (preferencialmente o branco). 

Aguarde de 20 à 30 minutos para que essa mistura faça efeito. Vai espumar e poderá começar a sair um mau cheiro do ralo da pia, mas não se preocupe, isso é normal.

Depois de meia hora, jogue água quente em abundância. Após tudo isso, abra a torneira para descobrir se o método deu certo. Caso não tenha dado, repita o processo no dia seguinte.

Se o ralo da pia da sua cozinha estiver entupida por causa do acumulo de gordura, tente a seguinte receita: Ferva de 4 à 5 litros de água com detergente líquido ou sabão em pó.

Veja também: como limpar caixa de gordura.

Despeje essa mistura aos poucos no ralo da pia. Funcionará se o que estiver obstruindo a passagem for apenas gordura.

5 - Desentupa com detergente

Você pode tentar a receita acima substituindo o detergente ou o sabão em pó por soda cáustica. Porém, precisará tomar muito cuidado ao manejar este produto. 

De preferência use equipamentos de proteção, como óculos, luvas, botas e roupas que cubram muito bem as partes do corpo. ferva água, dissolva a soda caustica na água fervente por fim despeje na pia.

6 - Coca-cola remove gordura?

Quer tentar um método bem simples? Então, pegue uma garrafa de Coca Cola (no mínimo dois litros) e despeje aos poucos no ralo da pia. As substâncias presentes nesse refrigerante podem ajudar com o desentupimento. A quantidade de refrigerante dependerá do quanto sua pia está entupida.

7 - Remova o sifão

Outra maneira que pode ser bem útil para desentupir a pia é retirando o sifão. O sifão fica bem na saída da pia, é um cano que possui formato da letra “S”.

 Desenrosque este cano e limpe com uma esponja ou pano qualquer sujeira que pode estar obstruindo a passagem da água.

Não esqueça de colocar um balde ou bacia embaixo da pia quando desenroscar o sifão, pois pode acabar caindo água ou sujeira no chão de sua casa.

Veja também: como tirar mau cheiro do banheiro.

Se essas dicas derem certo, evite outro entupimento futuro: nunca despeje óleo usado e alimentos gordurosos diretamente no ralo da pia e não deixe que restos de alimentos ou borra de café passem pelo ralo, pois são os maiores causadores de pia entupida.

Comentários

  1. Borra de café não entope pia, somente se agarrar à gordura. E faltou revisão no texto, uma plantação de "à" sem necessidade de acento marcador de crase.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!