Como limpar e desentupir Caixa de Gordura, passo a Passo!



fazendo limpeza de caixa de gordura

A existência de caixa de gordura em edificações é hoje uma obrigação legal em grande parte dos municípios brasileiros, a qual se localiza entre a pia da cozinha e a rede coletora de esgoto ou a fossa.

Veja também: Como eliminar o mau cheiro do ralo da pia.

Sua função é reter gorduras despejadas nos ralos das pias da cozinha, diretamente ou misturadas com a água da lavagem das louças. A retenção da gordura na caixa se faz necessária para evitar que ela vá se acumular na tubulação posterior, na fossa, na rede coletora de esgoto, nos rios e represas, causando entupimentos e seríssimos problemas aos proprietários e aos contribuintes, além de danos ambientais.


Como funciona a Caixa de Gordura

 Na caixa há um pouco de água, que serve como uma espécie de “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo tubo, cai na água que já está lá dentro e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.

desenho caixa gordura

Problemas gerados pela caixa de gordura cheia
  • Mau cheiro;
  • O vazamento da pia fica muito lento e demorado;
  • Transbordamento da caixa de gordura pela tampa;
  • Promover a reprodução e infestação de baratas e outros insetos;
  • Entupimento dos canos que estão conectados antes e depois da caixa de gordura.

Como fazer limpeza da Caixa de Gordura

1- Retire a tampa da caixa;

2- Coloque luvas ou sacolas plásticas nas mãos para evitar o contato com os resíduos;

3- Com uma pá ou uma colher de pedreiro, retire todos os resíduos contidos dentro da caixa de gordura. Coloque tudo dentro de sacolas plásticas e feche bem para evitar que o cheiro forte se espalhe;

colher pedreiro caixa gordura

4- Após limpar a caixa de gordura, vá embaixo da sua pia e retire o Sifão e faça a limpeza dele também. ATENÇÃO: Tenha em mãos um balde e um pano para o caso de escorrer água ou sujeira embaixo da pia.


sifão cozinha banheiro

5- Após fazer os passos acima está tudo pronto. Agora coloque a tampa de novo no lugar e o Sifão e use normalmente a pia.

OBS.: É interessante fazer essa limpeza todo mês e deixar para fazer no dia em que o caminhão da coleta de lixo for passar na sua rua para evitar que o mau cheiro fique por muito tempo na sacola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!