Aprenda como construir um balanço de madeira!


construir balanço madeira

Aprenda como fazer um balanço, como aqueles brinquedos de parque, sem sair de casa. Use um material simples e algumas ferramentas. Para quem tem algum conhecimento de marcenaria pode ser bem fácil, então leia com atenção e mãos a obra.

Materiais Necessários
  • Serra circular ou serrote
  • Lixadeira elétrica
  • Um pedaço de madeira 2×6, ou seja, madeira 150mm (15cm x 5cm)
  • Uma corda de nylon que possa suportar mais de 100 quilos.
  • Lixa para madeira (na loja peça que o vendedor indique o melhor tipo de lixa de acordo com a madeira que você pretende usar)
  • Broca elétrica com uma broca suficientemente grossa para que a corda possa atravessar o buraco.
  • Fita adesiva para embalagem
  • Árvore
  • Escada

Passo 1 – Escolha do material

O primeiro passo para começar a realizar esse sonho dos seus filhos é ir até a loja de ferragens mais próxima. Na loja peça ajuda ao vendedor para escolher as melhores e mais resistentes cordas.

Dê preferência para as cordas de nylon que são mais resistentes, em geral esse tipo de corda é branca. Depois verifique qual o número de quantidade de peso que a corda aguenta. Esse número representa a força peso que a corda aguenta, 180 kg é suficiente.

É importante levar em consideração detalhes como os nós da corda e também os ramos da árvore. Escolha uma corda resistente para dar suporte ao balanço, o preço vai variar de acordo com o estabelecimento que você procurar.

Quanto ao comprimento você pode escolher o menor, pois não irá precisar de uma corda muito grande. Para o assento do brinquedo compre um pedaço de lixa. Para finalizar é importante escolher bem a árvore em que será montado o balanço. As árvores de ramos baixos e fracos devem ficar de fora da lista.

Lembre-se que a árvore precisa aguentar o peso do balanço, a segurança sempre deve estar em primeiro lugar.

Você provavelmente não irá escolher uma árvore com ramos baixos e fracos, pois o galho da árvore precisará suportar o peso da corda.

Passo 2 - Serrando as madeiras

Pegue uma serra circular ou serrote para cortar uma tábua 2x6 (15cm x 5cm).O corte irá depender de quem irá utilizar o balanço. Explicando melhor, você deverá cortar o assento com tamanho suficiente para as pessoas que forem utilizar o balanço poderem sentar-se.

Passo 3 - Lixando

Lixe a parte superior e as bordas do balanço usando a lixa que você comprou com a corda, para que não fiquem lascas e felpas que poderão machucar.

Passo 4 - Furos

Faça 4 furos utilizando como medida a grossura da corda em todos os 4 cantos da madeira. Tente torná-los o mais uniforme possível, mas se um deles ficar um pouquinho maior, isto não será o fim do mundo - você não precisar jogar a madeira fora apenas por causa disto.

Passo 5 - Amarrando a corda na árvore

Amarrando a corda na árvore

Suba na árvore selecionada com a corda. Será útil pedir a alguém ficar embaixo da árvore para pegar e lhe entregar qualquer coisa que você possa deixar cair (incluindo você mesmo).

Passe a corda sobre um galho que seja forte o suficiente para agüentar pelo menos duas pessoas. Peça para a pessoa que está embaixo da árvore para passar fita larga adesiva em torno da corda e cortá-la. 

Lembre-se: depois de cortá-la, você não poderá aumentar mais o tamanho da corda. Assim, corte a corda com tamanho suficiente para o balanço.

Passo 6 - As cordas do balanço

Repita o último no outro lado do balanço. Passe toda a corda por todos os quatro cantos do balanço para que ele fique reto.

Passo 7 - A tábua do balanço

tábua do balanço

Amarre todas as pontas da corda firmemente debaixo do balanço conforme a imagem, deixando a tábua reta para que a criança não fique torta durante o movimento de ir para frente e para trás.

Veja também:
Divirta-se com seu novo balanço de madeira que fica pendurado no galho de uma árvore.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!