Inicio » » Aprenda como colocar Cabo na Enxada ou Pá!

Aprenda como colocar Cabo na Enxada ou Pá!

O cabo da sua enxada ou pá está se soltando ou quebrou e você precisa trocá-lo?
Para colocar um cabo novo é bem simples.

Alguns cabos que você pode comprar em materiais de construção já vem com o diâmetro certo da enxada e para colocá-lo não tem segredo. Bata você colocar o buraco da pá ou da enxada dentro do cabo e bater um pouco até que fique bem firme.
No entanto, o cabo pode ficar frouxo ou é um cabo que você improvisou e quer colocar mas também ficou frouxo e está caindo. Então faça o seguinte:

1- Se a ponta do cabo não está entrando na ferramenta você pode tirar algumas lascas com um facão até conseguir encaixá-lo;
2- Coloque a pá ou a enxada no cabo;
3- Agora faça uma pequena fenda com serrote no centro do cabo de mais ou menos 4 cm para encaixar uma cunha (pequeno pedaço de madeira de forma triangular);


Isso é uma cunha que vai encaixada na fenda.

4- Bata a cunha com um martelo de forma que entre no fenda. Desta forma o cabo vai ficar bem firme na enxada;


Obs.: Também pode colocar alguns pregos para prender melhor ainda. Bata o prego e entorte uma parte para cima do corpo da ferramenta.

Agora ao trabalho!!

7 comentários :

  1. Muito bom! Vários sites explicam mas não postam fotos. As fotos são importantes para o bom entendimento do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Qual o nome do site onde compartilhamos trabalhos provas e outros materiais de estudo ?

    ResponderExcluir
  3. O que está mostrado é como encabar o enxadão. Cunha na vertical. A enxada tem a cunha colocada na horizontal para permitir alterar o ângulo com o cabo, personalizando a ferramenta. Depois as duas orelhas da enxada devem ser batidas contra o cabo, com um martelo, para fixar o ajuste.

    ResponderExcluir
  4. muito bom gostei mesmo e mim ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. A forma com que está explicada não reflete a realidade necessária para encabar uma enxada. A foto do artigo até mostra como é colocada a cunha na diagonal, mas o autor do artigo nem percebeu isso. Existem duas formas de encabar uma enxada conforme o tipo de aplicação sendo que uma é para pedreiros e outra é para Agricultores.

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial