Aprenda como fazer uma Calçada, passo a passo!


como fazer calçada

As calçadas são parte importante da infraestrutura urbana, permitindo que as pessoas se desloquem com segurança e conforto. No entanto, nem sempre é fácil saber como construir uma calçada adequada, que atenda às normas e padrões estabelecidos. 

Nesta matéria, vamos explicar passo a passo como fazer uma calçada, portanto, se você está pensando em construir ou reformar uma na sua casa, acompanhe as próximas informações e aprenda a realizar essa tarefa de forma correta e eficiente.

Passo a Passo de como fazer uma Calçada

1- A calçada deve ter caimento para a rua para que não acumule água parada sobre ela, então para que isso não aconteça, estique uma linha em linha reta de ponta a ponta para saber o quanto deve rebaixar do terreno e o quanto de massa vai ser usado;

2- Coloque uma régua rente com a linha e coloque um nível de mão sobre ela para ver se está tendo caimento para a rua. A outra ponta da régua sobre o meio-fio. Faça isso nas duas pontas da calçada;

Se na sua calçada ainda não tem meio-fio, pode colocar ripas de madeira para dar sustentação a massa.

nivelamento calçada

3- Prepare a massa de concreto para fazer a calçada. Se você não sabe a quantia de material correta para essa mistura, veja: tabelas com os traços de concreto.

4- Use o concreto já pronto para fazer a marcação de alguns pontos (taliscas). Esses pontos vão servir de guia na altura da massa que será espalhado e nivelado. 

talisca calçada

5- Agora preencha de massa entre um ponto e outro na altura da linha. Esse filete de massa servirá como guia na espessura da massa entre o muro e o meio-fio;

6- Passe a régua para tirar o excesso;

nivelamento calçada

7- Depois de fazer esses filetes em todos os pontos, pode tirar a linha.

8- Agora coloque uma ponta da régua sobre o filete e outra ponta sobre o meio-fio para ver se é preciso tirar mais terra de algumas imperfeições do terreno e também saberá a espessura do concreto a ser utilizado;

9- Chegou a hora de espalhar a massa. Se não deu tempo para secar o filete feito, com muito cuidado, espalhe a massa com uma régua apoiada sobre o filete e sobre o meio-fio. Vá puxando a massa em movimento de zigue-zague e deixe bem espalhado.

espalhando argamassa calçada

10- Por fim, pode dar um melhor acabamento com uma desempenadeira.

Obs.: Se sua calçada não for entre um muro e um meio-fio, você poderá usar como guia ripas de madeira. Essas ripas além de servirem com guia na espessura no concreto e nivelamento, também servirão para segurar a massa. Veja na figura abaixo:


ripa madeira calçada

AGORA É COM VOCÊ! AO TRABALHO!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!