Saiba qual a diferença entre Piso e Azulejo!
O que é um piso?
O piso é um revestimento aplicado diretamente no chão, geralmente em ambientes internos e externos. É a base da estrutura do ambiente, que suporta o peso do tráfego de pessoas e objetos, além de proteger o contrapiso. Existem vários tipos de pisos, como cerâmica, porcelanato, pedra natural, madeira, vinil, carpete, entre outros.Os pisos são escolhidos de acordo com a finalidade do ambiente, resistência, estética e durabilidade. Um piso mais resistente, como a pedra natural ou o porcelanato, é indicado para ambientes de grande circulação, como salas de espera, shopping centers, aeroportos, entre outros. Por outro lado, pisos de madeira e carpetes são indicados para ambientes mais aconchegantes, como quartos e salas de estar.
O que é um azulejo?
O azulejo é um tipo de revestimento cerâmico que é aplicado nas paredes, geralmente em banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Ele é usado para proteger as paredes da umidade, sujeira e manchas, além de agregar um aspecto decorativo. Os azulejos vêm em diferentes tamanhos, formas e cores, permitindo uma grande variedade de designs.Os azulejos são escolhidos de acordo com a finalidade do ambiente, estética e durabilidade. Por exemplo, azulejos com acabamento brilhante são indicados para ambientes mais formais, enquanto os com acabamento fosco são indicados para ambientes mais casuais. Além disso, os azulejos podem ser retificados (com bordas retas) ou não retificados (com bordas arredondadas), o que influencia no acabamento final do ambiente.
Diferenças entre piso e azulejo
A diferença entre azulejo e piso está no PEI que é a resistência contra arranhões. Quanto maior o PEI, maior a resistência. Geralmente azulejo tem o PEI que varia de 1 a 3, ou seja, baixa resistência. O piso tem PEI de 3 a 5.
OBS.: Você nunca deve colocar azulejo no chão por que ele tem o PEI. baixo.
OBS.: Você nunca deve colocar azulejo no chão por que ele tem o PEI. baixo.
Outro fato que difere eles é a forma como são cortados e assentados. Os pisos são cortados em peças retangulares ou quadradas, e assentados em fileiras retas. Já os azulejos podem ser cortados em diferentes formas e tamanhos, e assentados em diferentes padrões, como o tradicional "tijolinho", "espinha de peixe" ou "xadrez".
Veja também:
PEI dos pisos e o que indica
Porcelain Enamel Institute - é usada para classificar a resistência do esmalte do piso ou revestimento. Para cada ambiente é recomendado um nível P.E.I. diferente.A classificação P.E.I. é numérica e vai de 1 a 5:
PEI 1 - Indica um esmalte frágil, geralmente encontrado em azulejos, não aceitando nenhum tipo de atrito. Ideal para aplicação em paredes ou em locais com praticamente nenhum tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.
PEI 2 - Os pisos e revestimentos com esta classificação são ideais para aplicação em paredes ou em locais com pouquíssimo tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.
PEI 3 - Este é o tipo mais usado em residências, por suportar pequeno tráfego. Pode ser colocado em praticamente todos os cômodos da casa, como quartos, sala, cozinha e banheiros.
PEI 4 - Com um esmalte mais resistente, os pisos com esta classificação são ideais para corredores de maior tráfego, entradas, áreas externas e garagens cobertas ou não.
PEI 5 - Nesta classificação estão os pisos com o esmalte mais resistente, perfeito para o alto tráfego de pessoas, como lojas, restaurantes, lanchonetes, escritórios, consultórios ou até mesmo shoppings e pequeno tráfego de veículos.
ESPERO TER AJUDADO!! MÃOS À OBRA!!
Muito obrigado pela informação! Foi bastante válida.
ResponderExcluirMuito obrigado pela informação! Foi bastante válida.
ResponderExcluirMt obrigada,pude esfregar na cara de certas pessoas q eu estava certa. 😎😎😉
ResponderExcluirBom como se reformar uma casa entre piso e azulejo
ResponderExcluirObrigad(ã)o.
ResponderExcluir