Como acabar com o Barulho do Ar Condicionado!


barulho ar condicionado

Confira 8 formas de acabar com o barulho do ar condicionado. Citaremos 8 motivos para esse problema de ruído que sai do aparelho e como fazer para resolver de uma vez por todas para ter uma noite de sono tranquila.

Porque o ar-condicionado faz barulho?

1 - Instalação incorreta

A maior causa de barulho no ar-condicionado é a instalação incorreta. Uma instalação mal feita, além de diminuir a duração das peças, pode causar vibrações dentro do aparelho, o que resulta em muito barulho. 

O mais indicado neste caso é procurar um instalador para verificar o ar-condicionado e tentar descobrir o problema.

2 - Objetos estranhos

Outro motivo comum de ruídos no ar-condicionado Split é causado por objetos indesejados, que caem dentro da evaporadora (unidade interna) ou condensadora (unidade externa). Seja qualquer tipo de detritos, poeira, ou até animais pequenos que resolvem passear por lá. 

Se você desconfia que tenha algo inapropriado dentro do ar-condicionado, desligue o aparelho, retire a grade e tente remover qualquer objeto estranho. Se o barulho continuar, novamente recomendo buscar ajuda de um instalador.

3 - Peças soltas

Peças soltas também causam vibrações estranhas no aparelho de ar-condicionado, resultando em barulhos. Se estiver com barulho de algo solto, abra o painel e verifique dentro. Pás soltas ou tortas também causam barulho e a recomendação é que você troque-as.

4 - Grade frontal com problema

Grades frontais também pode fazer barulho quando o aparelho está ligado, por causa das vibrações. Isso ocorre porque o sistema de bloqueio da grelha pode ficar danificado. A remoção repetida para a limpeza dos filtros pode causar o defeito. Retire a grade e veja se o barulho ainda persiste.

Veja também: Qual a diferença de 110V e 220V

5 - Falta de lubrificação

Ruídos persistentes também podem ser causados pela falta de lubrificação do motor do ar condicionado. Para evitar qualquer dano ao motor, desligar o aparelho. Chame o instalador para resolver.

6 - Vazamento do refrigerante

Se o barulho for perceptível apenas quando o compressor arranca, o problema pode ser devido a um vazamento do refrigerante para o cárter do compressor. Certifique-se de pedir a um especialista para inspecionar o equipamento durante o arranque. O problema pode ser resolvido de forma relativamente fácil, substituindo o aquecedor do cárter.

7 - Vazamento do óleo do compressor

Se o ar condicionado for antigo, pode haver um vazamento de óleo dentro do compressor, coisa que é improvável na maioria das unidades modernas. Você pode fazer uma inspeção preliminar sem abrir o compressor, buscando rastros de óleo fora e ao redor do mesmo. 

Se encontrar evidências de um vazamento, o problema pode estar sendo causado por uma carga baixa de óleo no equipamento. Caso o compressor tenha um medidor, verifique que o indicador esteja entre 1/2 e 3/4. Qualquer valor fora desse intervalo pode causar ruído e exigirá a manutenção de um profissional.

Veja também: Qual a função dos 3 pinos da tomada

8 - Condensador de arranque

Se o ruído do compressor for semelhante a um zumbido ou uma vibração, o problema pode estar no condensador de arranque. Verifique o funcionamento do motor: se ele demorar para arrancar ou não conseguir fazê-lo, o problema está no condensador. 

O problema pode ser resolvido com um "kit de arranque a frio", um produto feito especificamente para forçar o arranque de condensadores e compressores problemáticos.

Barulhos normais do Ar Condicionado

O ventilador produz ruídos com origens similares aos descritos para a turbina da unidade interna, ressalvadas as diferenças de design, assim como os motores do ventilador e do compressor emitem ruídos similares ao do motor da turbina visto anteriormente;

O compressor com o passar do tempo também apresenta folga em seus componentes internos, ampliando significativamente o seu característico ruído de operação;

Os contatores e relés emitem estalos característicos quando acionados;
A expansão de gás emite um chiado baixo provocado pela circulação de gás nas tubulações, semelhante ao ruído gerado quando se enche uma bola ou balão.

A reversão de gás emite um ruído característico do produto. Sempre que estiver funcionando em refrigeração e mudar para aquecimento ou vice-versa, ocorrerá um ruído de gás circulando.

Ruído de água semelhante ao de uma cachoeira, gerado pelo ventilador coletando a água condensada produzida pelo sistema e direcionando para melhorar o rendimento do produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata