Aprenda como montar Telhados e Coberturas!


montagem telhado cobertura

Os telhados e coberturas são partes fundamentais de qualquer construção, protegendo a estrutura da edificação das intempéries do clima e garantindo a segurança e o conforto dos seus ocupantes. 

Para construir uma cobertura adequada, é necessário levar em consideração diversos fatores, como o tipo de material utilizado, o formato do telhado, a inclinação, a ventilação e a iluminação natural. 

Nesta matéria, iremos explorar os principais aspectos que devem ser considerados na construção de telhados e coberturas, apresentando dicas e orientações úteis para aqueles que desejam construir ou realizar pequenas reformas em suas residências.

Função do telhado

A principal função do telhado é proteger a edificação das intempéries do clima, como chuva, sol, vento, granizo, neve, entre outros. Além disso, o telhado também ajuda a manter a temperatura interna da edificação mais estável, evitando que o calor excessivo ou o frio intenso entrem no ambiente.

Além da proteção contra as intempéries, o telhado também pode ter outras funções, como a captação de água da chuva, a instalação de painéis solares para geração de energia elétrica, a criação de terraços e jardins suspensos, entre outras possibilidades.

Partes de um telhado

Um telhado de madeira é composto por diversas partes que trabalham em conjunto para garantir a estabilidade e a segurança da estrutura. Algumas das partes mais importantes são:

1 -Tesouras: são as vigas inclinadas que sustentam a cobertura. Geralmente são feitas de madeira de lei, como o ipê, a peroba ou o cedro.

Veja também: Como fazer a tesoura do telhado

2 - Terças: são as vigas horizontais que ficam apoiadas nas tesouras, formando a estrutura básica do telhado. Também podem ser feitas de madeira de lei ou de madeira de reflorestamento.

3 - Ripas: são as tábuas que ficam apoiadas nas terças, formando a base para a fixação das telhas. Podem ser feitas de madeira de reflorestamento, como o pinus, o eucalipto ou o teca.

4 - Caibros: são as vigas que ficam apoiadas nas tesouras, formando a estrutura de sustentação para o forro ou o forro aparente. Podem ser feitos de madeira de lei ou de madeira de reflorestamento.

Veja: a diferença de ripa, caibro e terça.

5 - Cumeeira: é a viga horizontal que fica no topo do telhado, formando o encontro entre as duas águas. Pode ser feita de madeira de lei ou de madeira de reflorestamento.

6 - Calhas: são as estruturas responsáveis pela captação da água da chuva, direcionando-a para as tubulações ou para os ralos. Podem ser feitas de metal, PVC ou fibra de vidro.

7 - Rufos: são as chapas de metal ou PVC que protegem as bordas do telhado, evitando infiltrações e vazamentos.

Passo a passo da montagem de telhados

Agora, para mais informações sobre telhados e como fazer a montagem do mesmo com um passo a passo bem explicado e detalhado, assista o vídeo abaixo.

Comentários

  1. boa tarde !1 gostaria de saber hj.. qual é o melhor telhado ha segurar as chuvas de pedras .. apartir de agora o ciclo mudou e temos ventos forte e muitas agura com pedras ..
    e qual a manta asfaltica que é boa pra telhado de zinco..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!