Saiba o que é Beiral, Espigão, Cumeeira e Rincão do telhado!


Saiba o que é Beiral, Espigão, Cumeeira e Rincão

O telhado é uma das partes mais importantes de qualquer construção, pois ele protege a casa dos elementos externos, como chuva, vento, sol, neve, etc. Para que um telhado desempenhe bem sua função, ele deve ser composto por várias partes que trabalham juntas para formar uma estrutura sólida e resistente. Quatro partes importantes de um telhado são o beiral, o espigão, a cumeeira e o rincão.

O que é BEIRAL?

O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício. Tem a finalidade de provocar a queda das águas pluviais (águas da chuva) de modo que estas não escorram pela fachada do edifício ou residência.

É a parte do telhado que se projeta para fora da parede da casa. Ele pode ter diferentes tamanhos e formatos, dependendo do estilo de construção e do clima da região. 

O beiral tem várias funções importantes, como proteger as paredes da casa da chuva e do sol, evitar o acúmulo de água no chão em volta da casa, criar uma sombra para as janelas e portas e dar um acabamento visualmente atraente ao telhado.

O que é ESPIGÃO?

O Espigão é a aresta inclinada formada pelo encontro entre duas telhas de lados diferentes do telhado e que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de água.

rincao cumeeira beiral espigao

É a parte do telhado que fica na linha central da construção, formando um "V" invertido. Ele é geralmente mais alto do que as outras partes do telhado e pode ter uma janela de ventilação para ajudar na circulação do ar quente que se acumula no sótão da casa. 

O espigão tem a função de unir as duas partes inclinadas do telhado e garantir a estabilidade da estrutura.

O que é CUMEEIRA?

Cumeeira é o que chamam de divisor de águas de uma cobertura, é a parte mais alta de um telhado, o ponto culminante, a parte que fica a maior viga de madeira que une os vértices da tesoura, onde também de apoiam os caibros de toda a estrutura de madeira da cobertura.

É o ponto mais alto do telhado, onde as duas partes inclinadas do telhado se encontram. Ela pode ser reta ou curva, dependendo do estilo de construção, e geralmente é coberta por telhas especiais chamadas "cumeeiras". 

A cumeeira tem a função de impedir que a água da chuva entre no sótão da casa e proteger as juntas entre as duas partes inclinadas do telhado.


O que é RINCÃO?

Quando duas águas do telhado (dois lados diferentes) se encontram em uma parte baixa, chama-se rincão ou água furtada. É por onde a água da chuva escorre com mais força.

É a parte onde duas partes inclinadas do telhado se encontram em um ângulo agudo. Ele geralmente é coberto por telhas especiais chamadas "rincões" ou "águas-furtadas". 

O rincão tem a função de impedir que a água da chuva entre na casa pelas juntas entre as telhas e de proteger a estrutura do telhado contra ventos fortes e outros elementos externos.


Em resumo, o beiral, o espigão, a cumeeira e o rincão são partes importantes de um telhado, cada um com sua função específica na proteção da casa contra os elementos externos e na garantia da estabilidade e da durabilidade da estrutura.

Comentários

  1. Super bacana a explicação, está de parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Aprendi bastante. Muito bem explicado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia queria saber quantos tijolos maciços gasto para fazer um fogão de lenha com forno?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Medidas dos Canos de PVC: saiba a Bitola dos Tubos!