Como comprar Materiais de Construção sem ser enganado!


como e onde comprar material de construção

Comprar materiais de construção é uma parte importante do processo de construção ou reforma de uma casa, prédio ou outro tipo de estrutura. Mas, com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil saber por onde começar e como escolher os materiais certos. 

Nesta matéria, vamos discutir algumas dicas úteis para ajudá-lo a comprar materiais de construção de maneira eficiente e eficaz, sem ser enganado com produtos de má qualidade.

Dicas para comprar materiais de construção

1 - Faça um plano
Antes de começar a comprar materiais, é importante ter um plano em mente, determinando exatamente quais materiais você precisa adquirir e em que quantidades você irá precisar. 

Considere fatores como o tamanho do projeto, o orçamento para a obra disponível, o quanto você pretende gastar, o tipo de construção e o prazo para conclusão. Você pode até mesmo criar uma lista desses materiais para ajudá-lo a se manter organizado e garantir que você não perca nenhum item importante.

2 - Compare preços
Ao comprar materiais de construção, é importante comparar preços. Verifique em várias lojas e em sites on-line para encontrar as melhores ofertas. Lembre-se de que o preço mais baixo nem sempre é o melhor negócio. Considere a qualidade dos materiais, a marca e a reputação da loja antes de fazer sua escolha.

3 - Verifique a qualidade
É importante verificar a qualidade dos produtos. Certifique-se de que eles são duráveis e resistentes, e que atendem às suas necessidades específicas. 

Por exemplo, se você está comprando diferentes tipos de tijolos, certifique-se de que eles sejam resistentes ao clima e que não se quebrem facilmente. Se você está comprando madeira, verifique se ela não está rachada ou apodrecida.

4 - Compre de fornecedores confiáveis
Escolha fornecedores confiáveis e respeitáveis. Procure lojas com boa reputação e com uma grande variedade de produtos. Verifique também as avaliações e opiniões dos clientes sobre a loja ou fornecedor antes de fazer sua escolha.

Caso tenha algum amigo ou parente que costume comprar esses tipos de produtos, pergunte onde fica a loja, se ela realmente é de confiança, se cumpre os prazos corretamente e se as mercadorias que entregam é de qualidade.

5 - Considere a entrega
Verifique se a loja oferece entrega para sua área e quais são as taxas e prazos de entrega. Certifique-se de que os materiais sejam entregues no local correto e em boas condições.

Pode ser que ao finalizar a compra você se depare com a notícia de que eles não fazem entregas e que você deverá levar o produto ou que para levarem até o seu endereço, cobrem uma taxa de transporte. Esteja atento e pergunte antes.

6 - Verifique as garantias e políticas de devolução
Certifique-se de que a loja ofereça garantias para os produtos e que você possa devolvê-los se não estiver satisfeito com a qualidade ou o desempenho. Leia os termos e condições da política de devolução com atenção antes de fazer sua compra.

Materiais de construção que exigem cuidados na compra

Confira abaixo os cuidados que você deve ter com alguns produtos antes de comprar para não se meter em nenhuma enrascada.

Cimento: 

Verifique a data de fabricação e o prazo de validade do cimento, pois ele pode perder suas propriedades com o tempo. Observe se a embalagem está em boas condições e sem sinais de umidade, pois isso pode comprometer a qualidade do cimento.

Veja também: o que fazer com cimento empedrado.

Areia: 

A areia deve estar limpa e livre de impurezas, como pedras, argila e outros materiais que possam comprometer a qualidade da mistura. Verifique se a granulometria está de acordo com o tipo de uso que você pretende dar à areia.

Veja também: cuidados importantes ao comprar areia.

Tijolos e blocos: 

Observe se os tijolos e blocos estão em boas condições, sem rachaduras, trincas ou defeitos que possam prejudicar a estrutura. Verifique se as dimensões estão de acordo com o projeto e se as unidades são do mesmo lote, para garantir a uniformidade na obra.

Materiais hidráulicos: 

Certifique-se de que os materiais hidráulicos, como tubos, conexões e registros, sejam compatíveis com o tipo de projeto e com as normas técnicas vigentes. Verifique se as peças estão em boas condições, sem rachaduras, vazamentos ou deformações.

Lajes: 

Observe se estão em boas condições e se tem trincas na laje, fissuras ou outras irregularidades. Verifique se as dimensões estão de acordo com o projeto e se o tipo de laje é adequado para o tipo de construção.

Dispositivos elétricos: 

Certifique-se de que os dispositivos elétricos, como interruptores, tomadas e disjuntores, sejam compatíveis com a rede elétrica e com as normas técnicas vigentes. Verifique se as peças estão em boas condições, sem sinais de oxidação, deformações ou outros defeitos.

Pisos: 

Verifique se os pisos estão em boas condições, sem rachaduras, desníveis ou outras irregularidades. Observe se o tipo de piso é adequado para o ambiente em que será instalado e se as dimensões estão de acordo com o projeto.

Louças: 

Observe se as louças sanitárias, como vasos, pias e banheiras, estão em boas condições, sem rachaduras, manchas ou outros defeitos. Verifique se as dimensões estão de acordo com o projeto e se o tipo de louça é adequado para o ambiente.

Tintas: 

Certifique-se de que as tintas sejam de boa qualidade e estejam dentro do prazo de validade. Verifique se a cor e o acabamento estão de acordo com o projeto e se a quantidade de tinta é suficiente para cobrir a área desejada.

Lâmpadas e luminárias:

Certifique-se de que as lâmpadas e luminárias sejam compatíveis com a rede elétrica e com as normas técnicas vigentes. Verifique se as peças estão em boas condições, sem sinais de oxidação, deformações ou outros defeitos. 

Observe se o tipo de lâmpada ou luminária é adequado para o ambiente em que será instalado e se a iluminação é suficiente para atender às necessidades do projeto.


Mas lembre-se, além desses cuidados específicos para cada material, é importante sempre comprar os materiais de construção em lojas de confiança, que ofereçam garantia de qualidade e atendimento pós-venda. 

Procure comparar preços e escolher os fornecedores que ofereçam o melhor custo-benefício, mas sem abrir mão da qualidade dos materiais. Se possível, consulte um profissional da área de construção civil para obter orientações específicas sobre os materiais mais adequados para o seu projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!