Muros de Arrimo: o que é, tipos e como fazer!


apostila de muro de arrimo

Explicarei de forma clara o que é um muro de arrimo, para que ele serve e porque ele é instalado, quais são os tipos existentes e como fazer ou executar na obra.

O que é muro de arrimo?

Um muro de arrimo é uma estrutura de concreto ou pedra construída para sustentar o solo e evitar a erosão ou deslizamentos de terra. Eles geralmente são usados em encostas ou inclinações íngremes para manter o solo no lugar e prevenir danos às estruturas ou propriedades abaixo. 

Eles também podem ser construídos para contenção de terras para permitir a construção de estruturas como estradas, ferrovias ou edifícios em áreas com solo instável.

Em resumo, eles são estruturas construídas para segurar o solo ou o terreno que pode vir a ceder ou desbarrancar com o passa do tempo, devido a fortes chuvas ou a infiltração da água que escorre no meio da terra. 

Tipos de muro de arrimo

Existem vários tipos diferentes de muros de arrimo e são os seguintes: contenção de terra, de cortina, de talude, de pórtico, contenção mecânica e vegetal. Iremos falar um pouco sobre as vantagens e funções de cada um deles.

De contenção de terra: 

São estruturas construídas com pedra, tijolo ou concreto e são usadas para impedir que a terra deslize ou se desloque. Eles são geralmente construídos em encostas ou inclinações íngremes para manter o solo no lugar e prevenir danos às estruturas ou propriedades abaixo. 

muro de arrimo construção

Esses muros podem ser construídos com diferentes tipos de materiais de construção como pedra, tijolos, concreto ou blocos pré-fabricados, e em diferentes alturas e espessuras conforme a necessidade do local.

De cortina: 

São geralmente construídos com malhas metálicas ou geossintéticos e são usados para estabilizar encostas ou inclinações íngremes. Eles são geralmente instalados como uma estrutura cilíndrica ou plana que é enterrada no solo para impedir o deslizamento de terra. Este tipo de muro é usado em áreas com solos muito granulares, pois tem menor capacidade de resistir a cargas horizontais.


De talude: 

São construídos em inclinações íngremes para impedir que o solo deslize e cause danos às estruturas abaixo. Eles geralmente são construídos com pedra, concreto, blocos pré-fabricados ou terra armada.

De pórtico: 

São estruturas de concreto ou aço que são usadas para sustentar o solo e prevenir a erosão em encostas íngremes. Eles são geralmente construídos com pilares e vigas horizontais para formar uma estrutura que pode suportar a carga do solo.

De contenção mecânica: 

Este tipo de muro é feito com equipamentos mecânicos como tirantes, drenos profundos e sistemas de drenagem para controlar a pressão do solo e evitar deslizamentos de terra. Eles são geralmente usados em grandes projetos de engenharia onde é necessário controlar grandes volumes de solo para permitir a construção de estruturas como estradas, ferrovias ou edifícios.

De contenção vegetal: 

São estruturas construídas com plantas vivas, como arbustos, árvores ou gramíneas, para estabilizar encostas ou inclinações íngremes e evitar deslizamentos de terra. Esses muros são projetados para combinar função estrutural com benefícios ambientais e estéticos.

Eles são construídos com plantas selecionadas que têm raízes profundas e sistemas radiculares fortes para ajudar a estabilizar o solo. As plantas são plantadas em caixas de drenagem ou em sacos de raiz para controlar a disseminação de raízes e manter as plantas no lugar.


Além de fornecer estabilidade estrutural, eles também ajudam a melhorar a qualidade do ar, aumentar a biodiversidade e melhorar a aparência paisagística da área. Eles também podem ser usados para fins de conservação de solo e água, eles também podem ser projetado com características de drenagem eficientes.

Como fazer um muro de arrimo, passo a passo

Cada tipo de estrutura citada acima exige uma particularidade específica para a execução, mas nós iremos passar um passo a passo geral de como executar os muros de arrimo para você ter uma noção de como proceder.

1 - Verifique a localização do muro de arrimo: 
Escolha o local correto onde será construído o muro, geralmente é necessário fazer uma inclinação no terreno para garantir que a água da chuva escoe para longe do muro.

2 - Faça um estudo de solo: 
Faça um estudo de solo para determinar a qualidade e estabilidade do solo no local onde será construído o muro de arrimo. Isso ajudará a determinar a profundidade da base e o tipo de fundação que será necessário.

muro de arrimo de pedras

3 - Desenhe o projeto: 
Desenhe um projeto detalhado do muro de arrimo, incluindo a localização, a altura e as dimensões. Certifique-se de que o projeto atende às especificações de construção locais.

4 - Escavar o terreno: 
Escave o terreno até a profundidade necessária para a base do muro de arrimo, incluindo a profundidade da base, a espessura do muro e uma margem de segurança adicional.

5 - Instale a base: 
Instale uma base para o muro de arrimo usando pedra britada ou outro material adequado. Certifique-se de que a base é plana e nivelada.

6 - Comece a construir o muro: 
Comece a construir o muro de arrimo usando tijolos, pedra ou outro material de construção apropriado. Certifique-se de que cada camada é nivelada e alinhada antes de adicionar a próxima.

7 - Crie a estrutura de reforço: 
Adicione uma estrutura de reforço ao muro, como uma rede de arame ou uma treliça de metal, para garantir que o muro seja estável.

8 - Faça o revestimento do muro: 
Faça o revestimento do muro com argamassa ou outro material adequado, se necessário. Isso ajudará a proteger o muro contra água e intempéries.

9 - Teste a capacidade de suporte: 
Deixe o muro secar antes de testar sua capacidade de suportar a carga. Isso inclui testar a capacidade de suportar o peso da água e da terra que está acima do muro.

Veja também:

10 - Finalizando: 
Deixe o muro secar completamente antes de adicionar qualquer tipo de paisagismo ou plantas. Certifique-se de que o muro está seguro antes de permitir que qualquer pessoa se aproxime dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)