Saiba como guardar e conservar CIMENTO!


aprenda como armazenar sacos de cimento

Daremos algumas dicas de como guardar, armazenar, conservar e proteger o cimento aberto ou fechado dentro do saco (bolsa) de forma correta para que dure mais tempo e não fique empedrado, seja o de 50 quilos, 25 quilos, 10 quilos ou até menos quantidade.

O cimento é o principal ingrediente do concreto, portanto o cimento dever ser um produto fabricado com qualidade garantida. Mas por ser quimicamente reativo com a água, tem que ser armazenado, transportado e manuseado com cuidado, para preservar a sua qualidade e evitar o desperdício.

Como guardar o cimento?

Veja abaixo algumas dicas de como armazenar as bolsas de cimento de forma correta para ele não endurecer ou empedrar e acabar perdendo dinheiro com esse material de construção fundamental.

Proteger da umidade

O cimento é altamente sensível à umidade, ele endurece e formas aglomerados quando exposto à água ou umidade. Então o local de armazenamento dos sacos de cimento, é importante para que eles se mantenham protegidos. 

Os sacos de cimento devem ser armazenados em uma estrutura seca e fechada e protegidos da água da chuva e do meio externo. Caso fique na rua, os sacos empilhados devem ser mantidos cobertos com folhas impermeáveis ou lona.

Evite cimento no chão

Para proteger os sacos de cimento da umidade saindo do chão, é ideal armazenar os sacos em uma superfície coberta com um pallet de madeira ou similar e assim coloca-los por cima.

As bolsas em contato direto com o solo, piso ou contrapiso ficam geladas e úmidas, levando gotículas de água em contato com o produto que começará a endurecer e não prestará mais.

armazenamento do cimento em pallets

Proteja durante o transporte

Para impedir que os sacos sejam perfurados ou danificados, certifique-se de quaisquer objetos pontiagudos sejam removidos do veículo antes de carrega-los. Portanto, faça uma inspeção no veículos antes do carregamento.

Verifique se eles estão sendo empilhados em direções alternadas (amarrados para evitar que se desloquem com facilidade durante o transporte. Cubra com uma lona que não passe a água da chuva, pois caso venha a chover a a água entre em contato com o produto, ele será perdido.

Armazenamento

Não guarde os sacos de cimento junto de outros produtos químico. como: adubo, areia ou algo que possa contamina-lo, pois qualquer contaminação pode afetar a qualidade e o desempenho do cimento. 

Ao armazenar em pallets, que são uma espécie de caixote de madeira, em armazéns, certifique-se de que tenha ventilação adequada para evitar o acúmulo de ar úmido e formação das gotículas de água.

Guardar restos de cimento

Se você usou o cimento e o deixou em sacos rasgados ou abertos realmente deve ser utilizados logo na próxima vez, mas idealmente, devem ser colocar de novo em novos sacos plásticos ou grandes sacos de lixo e fechar firmemente com corda ou fita.

Ou seja, se sobrou cimento dentro de uma bolsa de papel e você não usará na mesma semana, remova o produto e armazene em sacos plásticos bem vedados e longe da umidade.

cimento no saco plastico

Manuseio

1- Certifique se os sacos de cimento não são descartáveis. Isto pode enfraquecer e danificar a embalagem.

2- Role os sacos de cimento antes de levantar. Isso ajuda a soltar o cimento, e reduz as chances de divisão.

Veja também: 

3- Quando transportar sacos de cimento individuais, não os carregue, segurando nas extremidades ou nas costas. Isso ajudará a evitar que o saco faça no meio uma divisão, e também reduz a pressão sobre os ombros e costas.

4- Certifique se os sacos de cimento não são armazenados na posição vertical ou de lado, mas na horizontal, deitados, com suas partes largas para baixo e para cima.

Espero que tenha ajudado você sobre como guardar, armazenar e conservar os sacos de cimento para evitar que endureça e fique empedrado. Agora, não esqueça de seguir o que foi falado.

Comentários

  1. Primeiro crie consciência no pião - do contrario ele diz sim sim mas faz o que bem entende.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!