Umidade subindo pela parede? Aprenda como resolver esse problema!


umidade subindo parede

A prevenção da umidade é uma atitude importante a ser tomada no momento da construção, pois se o problema começar a aparecer, pode dar muita dor de cabeça e ser muito difícil resolver.

A infiltração gerada pela falta de impermeabilização das paredes pode "estourar" texturas, estragar papel de parede, danificar a tinta e o reboco, mofar as paredes e muito mais. Portanto, é imprescindível tomar o devido cuidado e dar uma boa atenção para esse fato.

Quando a casa ainda não foi construída é mais fácil tratar o problema já que algumas medidas precisam ser tomadas no processo de construção, porém, quando a casa já está pronta e o problema aparece depois ai é bem mais difícil.

Porque sobe umidade nas paredes?

Se a estrutura da casa foi construída com materiais inadequados, a umidade pode infiltrar-se nas paredes através de rachaduras e fendas. Nesse caso, pode incluir uma fundação mal projetada ou problemas com os materiais de construção, como tijolos ou concreto.

Outro fator é se a drenagem ao redor da casa não estiver funcionando corretamente, deixando a água se acumular no solo e subir pelas paredes. É comum acontecer em terrenos que não tem um bom caimento para a água da chuva, criando poças no local.

Vazamentos em algum cômodo da casa, incluindo vazamentos em tubos ou problemas com as conexões do encanamento podem fazer com que a água se infiltre e se espalhe no meio da parede.

Se o telhado da casa estiver danificado ou mal instalado telhas quebradas ou calha entupida, a água da chuva pode se infiltrar nas paredes de cima para baixo, entrando no meio dos tijolos e no reboco aplicado.

Outro grande fator que causa umidade nas paredes e deixam elas mofadas é a condensação que é quando o ar quente e úmido entra em contato com uma área gelada. Isso ocorre bastante no inverno, quando as pessoas mantém a casa mais tempo fechadas, umidificando as paredes e causando o mofo.

Veja também: como tirar mofo da parede.

É importante identificar a causa raiz da umidade antes de tomar medidas para corrigir o problema, pois diferentes causas requerem soluções diferentes. 

Como acabar com a umidade na parede?

Como falei logo acima, existem vários motivos para a umidificação das paredes a abaixo mostrarei algumas formas eficazes para resolver esse problema e eliminar a umidade de uma vez por todas.

1 - Capilaridade:

Passo 1: Identificar a origem da umidade - geralmente, a umidade causada pela capilaridade começa na base da parede e se move para cima. É importante identificar o ponto de entrada da água, que pode estar relacionado a problemas de drenagem ou vazamentos na tubulação de água.

Passo 2: Interromper o fluxo de água subterrânea - é necessário interromper o fluxo de água subterrânea. Isso pode ser feito instalando uma camada de impermeabilização na base da parede, como uma manta asfáltica.

Passo 3: Criar uma barreira física - além de uma camada de impermeabilização, é possível instalar uma barreira física na base da parede para impedir que a água suba. Isso pode ser feito usando uma argamassa impermeável ou um material plástico.

Passo 4: Instalar um sistema de drenagem - é possível instalar um sistema de drenagem ao redor da fundação da casa para desviar a água para longe da base da parede. Isso pode ser feito usando tubos de drenagem ou canais de concreto.

2 - Falta de impermeabilização:

Passo 1: Identificar as áreas problemáticas - para lidar com a umidade causada pela falta de impermeabilização, é necessário identificar onde a água está entrando na parede. Isso pode exigir uma inspeção mais detalhada para encontrar as rachaduras ou juntas que estão permitindo a entrada de água.

Passo 2: Reparar as áreas problemáticas - uma vez que as áreas problemáticas foram identificadas, elas devem ser reparadas com materiais de vedação adequados, como selantes de silicone ou argamassa impermeável.

Veja também: como impermeabilizar a fundação.

Passo 3: Aplicar uma camada de impermeabilização - é possível aplicar uma camada de impermeabilização na superfície da parede para impedir a entrada de água. Isso pode ser feito usando um revestimento impermeável ou uma manta asfáltica.

3 - Problemas de drenagem:

Passo 1: Identificar os problemas de drenagem - se a umidade na parede é causada por problemas de drenagem, é necessário identificar a causa raiz do problema. Isso pode incluir obstruções nas calhas ou problemas com o sistema de drenagem ao redor da casa.

Passo 2: Limpar as calhas e canos de drenagem - se o problema de drenagem estiver relacionado a obstruções nas calhas ou canos de drenagem, é importante limpá-los para permitir que a água flua livremente.

Passo 3: Reparar o sistema de drenagem - se o problema de drenagem estiver relacionado a problemas com o sistema de drenagem ao redor da casa, é necessário reparar ou substituir o sistema de drenagem para garantir que a água seja desviada adequadamente. Isso pode incluir a instalação de tubos de drenagem, canais de concreto ou outras soluções que possam ajudar a desviar a água da parede.

Passo 4: Aplicar uma camada de impermeabilização - após resolver quaisquer problemas de drenagem, é importante aplicar uma camada de impermeabilização na base da parede para evitar a entrada de água no futuro. Isso pode ser feito com uma manta asfáltica ou outro revestimento impermeável adequado.

4 - Condensação:

Passo 1: Reduzir a umidade no ar - para lidar com a umidade causada por condensação, é importante reduzir a umidade no ar. Isso pode ser feito usando um desumidificador ou aumentando a ventilação na área afetada.

Passo 2: Isolar a parede - é possível isolar a parede para impedir que o ar frio entre em contato com a superfície da parede. Isso pode ser feito instalando um isolamento térmico na parede.

Passo 3: Instalar uma barreira de vapor - outra opção é instalar uma barreira de vapor na parede para impedir que a umidade do ar entre em contato com a superfície da parede. Isso pode ser feito com um filme de polietileno ou outro material adequado.

Passo 4: Ventilar a área - aumentar a ventilação na área afetada também pode ajudar a reduzir a umidade no ar e impedir a condensação. Isso pode incluir a instalação de ventiladores de teto, abertura de janelas ou outros métodos de ventilação.

Veja também: 
Caso ainda restem dúvidas,  estramos trazendo um vídeo muito interessante para o site, onde mostra em um passo-a-passo bem detalhado de como evitar o problema com UMIDADE subindo pelas paredes da sua casa. Vale a pena assistir o vídeo abaixa até o final!

Comentários

  1. Gostei muito (José Paulo)

    ResponderExcluir
  2. Bacana!gostei.tenho Duas perguntas,você vedou sem chapiscar?.Depois
    chapisca normalmente?

    ResponderExcluir
  3. E se for contrução parede com parede, não tem como impermeabilizar por fora. Como devo proceder?
    Estou com problemas sério em toda casa com infiltração. Já quebrei 1 mt de reboco e mandei refazer por 2 vzs, mas não tem geito, ta quebrando tudo denovo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, mas a umidade não subirá pelo tijolo? Porque você impermeabilizou por fora, mas a umidade não subirá atingindo a parede?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)