Como fazer Piso de Cimento Queimado, passo a passo


piso de cimento queimado

Iremos ensinar um passo a passo completo de como fazer cimento queimado, como fazer a mistura e como aplicar na construção.

O que é piso de cimento queimado?

O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água, dando um acabamento diferenciado.

Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos. Este é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida.

Passo-a-passo de como fazer

1) Limpe o contrapiso, tirando o pó, se possível, com a ajuda de um aspirador.

2) Divida a área do piso em quadros, formados por guias de material plástico para facilitar sua remoção posteriormente, com espessura mínima de 10mm e altura de 30mm. 

As guias servirão como gabarito para nivelamento da argamassa de revestimento, portanto deverão ser perfeitamente niveladas. Os quadros deverão ter dimensões máximas de 3 metros por 3 metros.

guias cimento queimado

3) Caso a superfície não tenha a necessária aspereza, aplique uma camada de chapisco de aderência, em argamassa de cimento e areia grossa lavada, traço 1:3, aditivada de resina adesiva vinílica na proporção indicada pelo fabricante.
A espessura média desse chapisco deverá ser de 5mm.

4) Traço do cimento queimado: Aplique a argamassa base, em cimento e areia fina lavada, traço 1:3, em quadros alternados, como num tabuleiro de xadrez. A espessura média da argamassa base deverá ser de 30mm, ou 25mm quando for utilizado chapisco de aderência, podendo variar de acordo com a regularidade da superfície do contrapiso. 

Recomenda-se o uso de um aditivo plastificante, na proporção indicada pelo fabricante, para evitar as fissuras por retração e melhorar a trabalho da argamassa;

5) Alise a argamassa, de preferência com régua metálica, utilizando- se das guias divisórias dos quadros para nivelamento.

6) Polvilhe cimento seco sobre a superfície ainda fresca, na razão de 0,5kg/m2.

polvilho cimento queimado

7) Alise suavemente o cimento polvilhado com desempenadeira de aço, sem pressionar a argamassa base. Vá fazendo esse processo até ficar bem lisinho e com o acabamento que deseja.

Veja também:

Espero que tenha gostado da matéria, então não esqueça de comentar algo positivo e compartilhar com os amigos.

Comentários

  1. a ordem das fotos não estão erradas? rs...

    ResponderExcluir
  2. Pode usar corante para obter um efeito diferente (tingidor em pó xadrez).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)