Isso pode quebrar uma viga: Flexão durante esforço!


flexao de vigas e rachadura

Veja no artigo de hoje uma dica importantíssima sobre vigas para serem colocadas em prática no construção civil.

Já percebeu que nas estruturas de concreto, as vigas retangulares são sempre construídas com a base menor que a altura?  Você sabe o porque disso?

Isso acontece devido algo chamado Momento de Inércia de Área, que mede a rigidez da viga quando ela está submetida à flexão, ou seja, a uma força que puxa a estrutura para baixo, causando um abaloamento, que pode vir a aparecer rachaduras.

Momento de Inércia de Área

Também conhecido como Momento de Segunda Ordem de Área é uma medida da resistência de uma seção transversal de uma estrutura à flexão. Ele é calculado como a soma dos produtos das áreas de uma seção transversal pela distância quadrática dessas áreas à linha neutra da seção. 

Essa medida é usada para determinar a rigidez de uma estrutura e sua capacidade de resistir às cargas de flexão. O momento de inércia de área é um parâmetro importante no projeto estrutural, especialmente para estruturas sujeitas a cargas de flexão, como vigas, colunas, entre outros. 

Portanto, devido a isso, é causado uma flexão durante o esforço que faz com que a estrutura se deforme, entorte e pode apresentar rachaduras ou até mesmo quebrar e condenar a construção.

Ele pode ser calculado de diferentes formas, como por integração analítica ou usando tabelas de propriedades geométricas de seções transversais comuns.

Flexão durante esforço

Isso ocorre quando uma força é aplicada perpendicularmente à secção transversal de uma estrutura, causando uma diferença de comprimento entre as partes superior e inferior da estrutura. 

Essas cargas são geralmente causadas por vento, neve, terremotos ou outras forças externas. A capacidade de uma estrutura resistir a flexão durante esforço é determinada por sua rigidez e resistência à tração.

Essa é uma das formas de carga mais comuns que as estruturas enfrentam. É importante considerar as cargas de flexão durante o projeto e a construção de estruturas, como edifícios, pontes, plataformas de petróleo e gás, entre outros. 

A flexão pode ser medida usando instrumentos como extensômetros, que medem a deformação da estrutura, ou usando modelos matemáticos para simular as cargas. A análise de flexão é uma parte importante do projeto estrutural e pode ajudar a garantir que uma estrutura seja segura e capaz de suportar as cargas aplicadas.

Agora, acompanhe a vídeo-aula abaixo para entender melhor como isso funciona com uma explicação bem dinâmica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...