Como travar a CAIXARIA da viga (cinta) com ferro de 1/4


travar caixaria viga cinta

Veja logo abaixo uma ótima dica em vídeo de como travar a fôrma da cinta (viga) com ferros de 1/4 e pedaços de arame, diferentemente do que vejo muitos pedreiros fazerem utilizando pedaços de madeira e pregos.

Com essa dica em prática na obra, a montagem da caixaria é bem mais rápido e depois da concretagem pronta e a cura do concreto feita, a remoção das madeiras é muito mais fácil.

A construção dessas cintas servem como solução para reforçar paredes de alvenaria, muros, empenas, platibandas etc.

Em paredes onde não há amarração superior, como muros, é necessário a construção de um viga de amarração ou cinta para que haja maior rigidez e estabilidade quanto as cargas horizontais que tendem a empurrar a parede. Além disso, a cinta contribui para maior rigidez estrutural do conjunto.

O brasileiro tem medo do que é novo, tem medo de sair da zona de conforto e costuma usar sempre o método tradicional de trabalho. Quando vê algo novo, desconfia muito se realmente funcionará. 

Portanto, assista o vídeo abaixo e aprenda essa técnica de fixação, travamento ou como prender a caixaria das vigas de construção utilizando ferros de 1/4.

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!